Professores e estudantes da UFPR falam sobre mobilidade urbana no programa Globo Universidade

03 maio, 2013
10:28
Por
0
Extensão e Cultura

estudantes com o professor Mauro Lacerda. Foto: ITTI

Professores e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram nesta semana das filmagens do Globo Universidade que vai ao ar no mês de junho. O programa vai tratar dos cursos acadêmicos e profissões ligadas à aérea de mobilidade urbana, além de discutir como a universidade pode contribuir para melhorar o planejamento urbano e a organização das cidades.

Um dos destaques é o Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura, formado por estudantes que contribuem na fiscalização das obras da Copa do Mundo 2014, em Curitiba. O projeto é uma parceria entre a UFPR e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A equipe é coordenada pelo professor Mauro Lacerda Santos Filho e faz o acompanhamento de melhorias, como as da Rodoferroviária local, reformas na Avenida Cândido de Abreu e na Avenida das Torres e ampliação do terminal Santa Cândida.

Para o professor Mauro, a universidade tem papel fundamental para a mobilidade urbana, especialmente por ser um espaço voltado à inovação. Os universitários têm energia e são interessados, chamam atenção para o que pode ser melhorado em uma obra, afirma.
Estão entre os entrevistados os professores da UFPR: Eduardo Ratton, coordenador de projetos do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI); Garrone Reck e Márcia de Andrade Pereira, professores do Departamento de Transportes da UFPR.

O programa deve ir ao ar no dia 8 de junho, às 7h, na TV Globo, às 13h30min, na TV Futura e, às 15h30min, na Globo News.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]