logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores e acadêmicos da UFPR ganham prêmio de melhor artigo em evento internacional de Administração

Os professores Bárbara Galleli Dias e Elder Semprebon e os estudantes de mestrado do Programa de Pós-graduação em Administração da UFPR, Mateus Santos Freitas-Martins e Noah Emanuel Brito Teles, em parceria com o professor Flávio Hourneaux Junior, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da Universidade de São Paulo (FEA – USP), foram contemplados com o Best Paper Awards (de melhor artigo), na categoria Sustainable and Responsible Business, no evento acadêmico BAM 2020Conference, realizado pela British Academy of Management (BAM), a principal autoridade no campo acadêmico de Administração, no Reino Unido.

O artigo premiado, intitulado “Is Sustainability Incorporated in Management Undergraduate Courses in Brazil?”, discute a inserção da sustentabilidade nos cursos de graduação em administração de instituições de ensino superior brasileiras. A pesquisa foi feita a partir da análise dos 100 melhores cursos de Administração e das 100 melhores universidades do Brasil, identificadas pelo Ranking Universitário Folha – RUF 2019.

Entre os resultados da pesquisa, os autores destacam a presença exclusiva de universidades públicas na amostra, a ausência da oferta de disciplinas na região norte do país, a alta incidência da temática de sustentabilidade em disciplinas eletivas, a ênfase em temas relacionados apenas à dimensão ambiental da sustentabilidade e as diferenças consideráveis quanto à oferta de conteúdo nas cinco regiões. Entre as principais conclusões do estudo está a descoberta de que a sustentabilidade, via inserção curricular nos cursos de graduação em Administração no Brasil, ainda está em seus estágios iniciais.

Segundo a professora Bárbara Galleli, coordenadora da pesquisa e responsável pela Comissão de Sustentabilidade na UFPR, apesar de a inserção curricular do tema ser apenas um primeiro passo na educação para a sustentabilidade, esta é uma temática necessária e legítima às instituições de ensino superior. “Levar o conhecimento, trocar experiências e estimular o pensamento crítico e reflexivo são fundamentais para a formação de futuros líderes e gestores responsáveis no Brasil. Como mostrou a pesquisa, temos muito a avançar”, afirmou.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...