logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições para programa de mestrado profissional em Filosofia na UFPR vão até o dia 7

09694_prof_filo_foto_facebook

Os professores de Filosofia na educação básica tem mais uma importante opção de qualificação profissional: o PROF-FILO, mestrado profissional em Filosofia. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 7 de novembro.

Os interessados podem obter informações sobre os documentos que devem ser apresentados e demais exigências relativas ao processo seletivo acessando o site do PROF-FILO. A UFPR oferece dez vagas para o programa, que tem duração de dois anos.

O PROF-FILO é um programa de pós-graduação em Filosofia voltado aos professores que atuam na educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Neste primeiro ano de funcionamento, o programa oferecerá vagas em 15 de seus 17 núcleos, um deles localizado na Universidade Federal do Paraná, e os outros nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Tocantins.

O PROF-FILO é dirigido à formação de professores e ao desenvolvimento de processos destinados ao ensino da Filosofia, particularmente como disciplina integrante da grade curricular do Ensino Médio, obrigatória a partir de 2008.

No âmbito do desenvolvimento, a expectativa é de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa da Filosofia na educação básica. No âmbito da formação, espera-se proporcionar aos professores uma qualificação acadêmica complementar aliada à sua prática docente.

Esse modelo de qualificação profissional em nível de pós-graduação conhecido como PROF é um desdobramento da ideia inicial dos mestrados profissionais – alternativos aos mestrados (e doutorados) tradicionais, hoje chamados acadêmicos – que foram regulamentados pela CAPES em 2009.

Mais informações

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...