

O novo Plano Nacional de Educação que deverá nortear os rumos da educação nos próximos dez anos, foi um dos assuntos do III Dia “D” da Educação realizado nesta terça-feira (16) no Setor de Educação da UFPR. A mesa-redonda sobre os desafios e perspectivas para a escola e a universidade teve a participação do reitor Zaki Akel Sobrinho, professor e pesquisador do Setor de Educação, Angelo Ricardo de Souza, secretário executivo do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, o coordenador do Programa Pós-Graduação em Educação, Paulo Vinicius Baptista da Silva e a diretora do Setor de Educação, Andrea do Rocio Caldas.
Para o secretário do MEC, discutir o plano nacional da educação, significa discutir um planejamento da educação brasileira para o Estado para que os governos, da união dos Estados e municípios possam fazer ações para desenvolver o planejamento que está proposto. Francisco das Chagas destacou que o plano tem vinte metas e várias estratégias, como a questão da diversidade e dos afrodescedentes. “Isso é muito significativo para novo planejamento para os próximos dez anos da educação nacional.”
Durante o evento foram lançados dois livros: A formação de intelectuais negros (as): políticas de ação afirmativa nas universidades brasileiras” do doutorando José Antonio Marçal e “Relações Raciais e Ensino Religioso no Brasil” do doutorando Sérgio Luis Nascimento, ambos editados pela Editora Nandyala.