Duas professoras do Departamento de Teoria e Prática do Ensino da UFPR estão desenvolvendo um projeto que prevê segurança do trabalho e manipulação de alimentos com trabalhadores de materiais recicláveis dos municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste. As professoras
Sônia Haracemiv e Liane Maria Vargas Barboza se reuniram com os trabalhadores e analisaram a importância do uso de equipamentos de segurança durante o trabalho. Já com os agricultores, a oficina teve a finalidade de orientar a boa manipulação dos alimentos para sua comercialização e como rotular embalagens de alimentos.
Esta atividade foi uma continuação do trabalho que vem sendo realizado nas comunidades e teve como objetivo levar os participantes a refletir sobre os perigos de contaminação dos alimentos durante sua produção, industrialização, comercialização e consumo, além de discutir a legislação para obtenção do selo da Anvisa. Com esta integração da comunidade rural, melhoramos a capacidade de produzir produtos de alta qualidade, conta a presidente da associação dos trabalhadores Maria Conceição Santos.
Para a professora Sônia, há necessidade de voltar a trabalhar com essas comunidades mais vezes e com outros temas, que já foram elencados pelos próprios participantes das oficinas. Disse que é uma tarefa gratificante, pois levamos conhecimento para quem realmente precisa. O Programa de Educação Ambiental é um dos cinco projetos realizados pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI-UFPR) em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante a obra de pavimentação da BR-487 no trecho de 18,7 km entre as cidades de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste.
texto com informações da Assessoria de Imprensa do ITTI