logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora do Departamento de Geologia participa de pesquisa em geobiologia avançada em ilhas do Caribe

A professora Anelize Manuela Rumbelsperger, do Departamento de Geologia da UFPR, participou de uma capacitação de 12 dias nas Ilhas de Turks and Caicos, no Caribe, integrando um grupo formado também por doutores e pós-doutores das universidades de Caltech, Harvard, Berkeley, MIT e Johns Hopkins. Foi a primeira fase de um curso sobre geobiologia avançada promovido pelo Agouron Institute – uma fundação privada norte-americana de pesquisas nas áreas de biologia e química – e que envolve também pesquisas conjuntas com outras universidades.

“Durante o curso, tivemos vários módulos, dentre eles deposições associadas a micróbios, formação de rochas em sistema marinho, identificação de atividade microbial a partir de sensoriamento remoto (uso de drones) e coleta de amostras com perfuração de testemunhos”, conta a professora. “As análises foram divididas entre os laboratórios e os resultados serão publicados em conjunto com as universidades de Caltech, Harvard e UFPR”, explica.

Além disso, ao longo das pesquisas de campo um dos módulos foi dedicado ao manuseio de um drone capaz de identificar atividade microbial. “Esses testes foram superinteressantes porque fazem parte de um trabalho da equipe de Caltech para acoplar no próximo robô da Nasa que será enviado a Marte em 2020, nos moldes do Curiosity”, revela a professora Anelize.

Para a professora, o envolvimento de professores da UFPR em projetos como este é de suma importância para a internacionalização da universidade. “Essa viagem foi uma oportunidade para mostrar que as pesquisas que desenvolvemos nos nossos laboratórios são tão relevantes quanto as desenvolvidas no exterior, além de desenvolver o intercâmbio entre os alunos envolvidos, a troca de expertise entre os pesquisadores e publicações de alto impacto”, destaca.

O resumo da pesquisa feita na primeira fase do curso será publicado na American Geophysical Union Meeting, o maior encontro de geobiologia das Américas, em dezembro deste ano.

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...