logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora de Sociologia da UFPR lança livro sobre culturas equestres

Miriam Adelman, professora do curso de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Letras da UFPR, lançou o livro “Equestrian Cultures in Global and Local Contexts” (Culturas equestres em contextos globais e locais), pela editora Springer.

A obra tem edição de Miriam Adelman e Kirrilly Thompson, pesquisadora do Appleton Institute da Central Queensland University (Austrália). Composta por 14 capítulos, a edição oferece novas visões sobre interações entre as pessoas e os cavalos, e como elas são construídas por desafios sociais, culturais e econômicos, além de ampliar o nosso conhecimento das atividades equestres para além dos países, culturas e regiões geopolíticas mais estudados.

O livro apresenta o contexto sócio-cultural mais amplo das relações entre seres humanos e cavalos e práticas equestres pela documentação do valor dos equinos internacionalmente; socialmente, culturalmente, como objetos de estudos acadêmicos e motivadores de políticas públicas. Ele ajuda a compreender a importância dos cavalos para os seres humanos, ao oferecer estudos de caso de uma ampla diversidade de culturas.

Com uma análise cuidadosa das relações sociais e das dimensões culturais das práticas equestres em vários continentes, o livro oferece aos leitores maior compreensão sobre as maneiras com que as interações com cavalos geram conectividade global com identidades localizadas, e vice-versa. A coleção de artigos discute novas fronteiras na pesquisa e nas práticas equestres, em perspectivas de mega-tendências globais e de micro-tendências locais.

Foto: Miriam Adelman

Miriam explica que o livro reflete a consolidação de uma rede de pesquisadoras e pesquisadores de várias partes do mundo – com formação em disciplinas diversas como sociologia, antropologia, psicologia, história, letras, geografia, medicina veterinária e biologia, entre outras. “Uma interdisciplinariedade ímpar”, diz.

“Os diálogos que se constroem a partir desta diversidade vêm mostrando como a temática, que é relativamente nova e aparentemente distante de preocupações mais comuns das ciências humanas, tem realmente muito a nos dizer sobre realidades locais e globais de dinâmicas centrais à contemporaneidade, por exemplo, a relação entre trabalho e esporte ou trabalho e lazer, relações de gênero, relações entre o rural e o urbano, a circulação global de trabalhadores ( humanos e equinos), relações entre as espécies e/ou entre as especies e questões de preservação do meio ambiente”, afirma.

A pesquisa que ela desenvolve com alunas da UFPR representa a inserção pioneira de pesquisa sobre o Brasil e a América Latina nesta rede.

Miriam Adelman faz pesquisas sociológicas sobre o mundo equestre brasileiro desde 1995, um dos focos da sua pesquisa nessa área são as questões de gênero. Ela é co-editora de outro livro sobre práticas equestre: Riding the world: Gender in Equestrian Sport (2013). Fã de longa data dos cavalos da raça quarto de milha americano, recentemente ela mudou sua preferência para os cavalos crioulos, do Sul do Brasil. A pesquisadora é co-coordenadora do Grupo de Pesquisa de Mulheres e Produção de Cultura, da UFPR, assim como co-fundadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR.

Clique aqui para comprar o livro.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...