logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR recebe o 27º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, da SETI

A professora lidera o grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia da UFPR. Imagem: Reprodução YouTube

Maria do Carmo Duarte Freitas, professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, é a vencedora na categoria pesquisador extensionista do 27º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013. A solenidade de entrega da premiação aconteceu na última quarta-feira (17), no auditório da Cietep/Fiep.

A doutora em engenheira civil, que lidera o grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia da UFPR, realiza atividades de pesquisa e extensão nas áreas de inovação tecnológica para desenvolvimento de produtos e serviços de informação; engenharia do conhecimento e da informação; Lean Thinking – Lean Office; educação corporativa e mapeamento de competências (e-Rubrica); Tecnologias, Produtos e serviços inovadores e criativos; e gestão da tecnologia na educação. Também atua na área de engenharia com inovação e formação de professores (planejamento, ambientes virtuais e tecnologia da informação).

Prêmio

A premiação é concedida pela Secretaria de Estado do Paraná e tem como objetivo valorizar produções científicas paranaenses, que integrem as categorias de pesquisador extensionista, estudante de graduação, inventores independentes, e jornalistas científicos. A iniciativa também tem como meta ofertar suporte institucional para o desenvolvimento de projetos científicos.

A cada ano o Prêmio contempla, em forma de rodízio, duas grandes áreas de conhecimento. Na edição de 2013, Ciências Humanas e Sociais; e Ciências Agrárias; foram as selecionadas. Além de certificado, os vencedores receberão prêmio em espécie.

Por Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...