

A Universidade de Cabo Verde, país localizado em um arquipélago pertencente ao continente africano, realizou, no último dia 9 de novembro, o lançamento do livro “Terras Negras nos dois lados do Atlântico: quem são os proprietários? Estudo Comparado – Cabo Verde/Brasil”, escrito por Carolina Oyamade dos Anjos, professora da Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná. O evento, que contou com a presença da autora, teve a participação de professores, estudantes e pesquisadores. Na mesa de lançamento estiveram presentes a vice-reitora da Universidade de Cabo Verde, Sandra Freire, e o professor José Carlos Gomes dos Anjos, que apresentou a obra.
O livro analisa os processos sociais que possibilitaram a ascensão de camponeses negros como possuidores de terra em contextos pós-coloniais – Rendeiros (de Cabo Verde) e Quilombolas (do Brasil) – e as dificuldades na conquista dos direitos de propriedade de seus territórios, trazendo argumentos raciais, étnicos e políticos.
A professora Carolina dos Anjos ressalta o trabalho árduo de investigação, sendo realizadas várias consultas a arquivos e mais de 20 entrevistas em cada país. Para o desenvolvimento da investigação, a autora aprendeu a falar o crioulo, língua dos camponeses cabo-verdianos. As pesquisas foram conduzidas junto à comunidade de Picos/Cabo Verde e Quilombo Maçambique/Brasil.
O livro foi publicado em e-book e também impresso. A obra tem distribuição gratuita.
Esta missão científica à Cabo Verde contou com a participação da doutoranda Fabiane Moreira, que é da primeira turma de ações afirmativas da Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Ela vai permanecer por 10 meses no país africano para pesquisas do doutorado.
A Missão Cientifica contou com participação em Eventos Internacionais, Pesquisa de Campo além de tratativas sobre Termo de Cooperação Internacional entra a UFPR e a Uni-CV realizadas diretamente como o reitor da Universidade de Cabo Verde.