

O professor e pesquisador Carlos Ricardo Soccol reconhecido pelos estudos na área de biotecnologia acaba de retornar da China, onde recebeu o prêmio Oustanding Scientist Award do Fórum Internacional de Bioprocessos. Foi em Taipei, Taiwan. O professor Soccol é autor de dezenas de livros, 37 patentes e cerca de quatro mil citações em trabalhos científicos no mundo todo. Segundo ele a premiação representa o reconhecimento da produção acadêmica de importância internacional, fruto de quase 30 anos de estudos em biotecnologia.
Atualmente o pesquisador orienta oito doutorandos que moram na França, na Universidade de Provence. Os contatos são feitos através de videoconferência e as atividades realizadas em Inglês. Soccol é um dos idealizadores do curso de Engenharia de Bioprocessos criado na UFPR em 2000 e hoje já implantado em pelo menos dez universidades brasileiras. Só pela UFPR há pelo menos 300 profissionais formados.
É uma profissão indispensável para o futuro porque trabalha com carbono verde, menos poluente e que recupera o meio ambiente, destaca o pesquisador. O que mais marcou nessa trajetória de três décadas foi a possibilidade de ajudar a formar bons pesquisadores para o País, explicou o professor ao falar da premiação.
Professor Soccol é vinculado ao Departamento de Engenharia de Bioprocessos da UFPR. Além de atuar nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase em biotecnologia agroindustrial e agroalimentar pesquisa também os temas de engenharia de bioprocessos e projetos bioindustriais.
Graduado em Engenharia Química pela UFPR (1979), é mestre em Tecnologia de Alimentos pela UFPR (1986) e doutor em Genie enzymatique, Microbiologie et Bioconversion pela Universidade de Compiègne-França (1992). É também coordenador do Mestrado Internacional Unesco em Biotecnologia Agroindustrial e Agroalimentar e do Programa de Pós-Graduação em Processos Biotecnológicos da Universidade. Em paralelo dirige o Centro de Biotecnologia Agroindustrial e Agroalimentar do Paraná. É consultor técnico-científico de várias empresas e agências de pesquisa.