logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor Soccol é indicado ao II Prêmio Cientistas do Ano do Instituto Nanocell

O professor e pesquisador Carlos Ricardo Soccol, do Departamento de Engenharia de Bioprocessos da UFPR, é um dos indicados ao II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell, na categoria Biotecnologia Agro&Industrial, subcategoria Professor.

A premiação é nacional e reconhece cientistas (professores e alunos) e empresas que, com sua produção científica e formação de pessoas impactam positivamente a sociedade. A escolha dos vencedores leva em conta produção científica em números, qualidade e formação de pessoal, produção de patentes e lançamentos de produtos inovadores.

Os pesquisadores e empreendedores foram indicados para a premiação pela comunidade em geral, e aqueles com a produção científica mais relevante foram selecionados pelo Instituto Nanocell para compor o grupo de indicados. De 1o de abril a 1o de junho, sociedade civil e comunidade acadêmica podem votar nos indicados, nesta página. Os professores, alunos e as empresas mais votados seguirão para a última etapa, quando serão avaliados por pares, que elegerão os vencedores.

Professores e alunos concorrem em seis categorias de cientistas do ano: Biotecnologia Agro&Industrial, Produtos Naturais, Doenças Emergentes, Saúde Mental, Biologia Sintética, Química Fina de Materiais. A categoria de Empreendedor do Ano é dedicada a empresas de biotecnologia.

Carlos Soccol é mentor do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UFPR, o primeiro do país, e do Programa de Pós-Graduação em Processos Biotecnológicos, níveis de mestrado e doutorado. Soccol é graduado em Engenharia Química e mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná. Tem doutorado em Genie Enzymatique, Microbiologie et Bioconversion pela Université de Technologie de Compiègne (França), e pós-doutorado pelo Institut ORSTOM/IRD- Montpellier e pela Aix-Marseille Université (ambos na França).

Entre os diversos prêmios e títulos já concedidos ao pesquisador, estão: Best Scientific Achievement of the Year 2001 by Ministry of Sugar of Cuba (MINAZ); Doutor Honoris Causa da Université Blaise Pascal-França, em 2010; Outstanding Scientist Award- 5th International Conference on Industrial Bioprocesses, Taipei-Taiwan, em 2012; eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Área de Engenharias; Prêmio Henri Nestlé em Ciência e Tecnologia de Alimentos, em 2014; Medalha Polytech pela Reseau Écoles d’Ingénieurs de France, em 2015.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...