

Nesta sexta-feira, 19/09, o dramaturgo e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Hugo Mengarelli, lança seu livro Ética e estética no ator – uma questão de desejo. A obra traz reflexões em torno do teatro buscando em outras expressões artísticas e conduzidos pela psicanálise de Lacan compreender a importância central do papel do ator neste tipo de dramaturgia. O lançamento terá sessão de autógrafos e acontece nas Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba às 19h30.
Mengarelli tem uma larga experiência como ator, diretor, autor e professor de teatro. Na UFPR teve importante papel na criação do antigo curso profissionalizante de Formação de Atores, que acabou por ser a base para a criação do atual curso de Tecnologia em Produção Cênica. Foi também o idealizador da companhia de teatro Palavr/Ação da UFPR, que em 2015 completa 20 anos de atividades.
Na obra, o autor trabalha a questão do desejo tratada por Lacan em seus trabalhos sobre psicanálise em uma analogia com a arte de interpretar, fundada no ator. Defendendo assim o espaço do ator como ponto central: “Na interpretação teatral, o ator deve ser a enunciação do enunciado personagem” e assim conduzir o espectador como se numa viagem proporcionada pelo contato com a peça: “A ciência se funda num objeto; o teatro na travessia”. Parafraseando Lacan para quem o desejo, diferente do querer (um objeto), se funda mais na busca do que é desejado.
Mengarelli explica que estas reflexões envolvem a discussão sobre a “quarta parede”, que divide o público da peça, mantendo limites bem definidos, fazendo uma crítica ao teatro que pretende suprimir esta divisão: “Não estou dizendo que a quarta parede não pode ser quebrada, fazemos isto a todo momento, quando o ator se dirige ao público, por exemplo, nas obras de Brecht. Acontece que, se por um momento a parede entre o público e os atores se dissolve, no momento seguinte ela reaparece com a retomada dos papéis em cena”.
Por Rodrigo Choinski