Professor Francisco Marques leva ciência a crianças no Hospital Pequeno Príncipe

02 dezembro, 2015
14:43
Por
0
Extensão e Cultura
O professor Francisco Marques, no Hospital Pequeno Príncipe: ciência e conhecimento a crianças: Imagem: Assessoria de Comunicação do Hospital Pequeno Príncipe.

O professor Francisco Marques, no Hospital Pequeno Príncipe: ciência e conhecimento a crianças: Imagem: Assessoria de Comunicação do Hospital Pequeno Príncipe.

O professor-doutor Francisco de Assis Marques, do Departamento de Química da UFPR, deu um belo exemplo nesta semana da importância do trabalho de extensão da Universidade Federal do Paraná junto à comunidade.

Ele visitou crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, para apresentar algumas das pesquisas desenvolvidas em sua área na UFPR. Concentrou a atividade na explicação sobre as possíveis maneiras de atrair aranhas para armadilhas e de combater o mosquito da dengue.

De maneira interativa, usando fotos e vídeos, Marques apresentou estudos relacionados à identificação dos compostos químicos presentes nas aranhas, presentes, por exemplo, no processo de acasalamento.

Francisco Marques falou ainda sobre o mosquito da dengue, relacionado aos casos de microcefalia. “Com as pesquisas na UFPR, nós estamos tentando encontrar formas de matar esses mosquitos sem causar nenhum prejuízo ao ser humano. Sabemos que é um problema muito sério para toda a população”, disse o professor, que também apresentou às crianças amostras de ovos, larvas e mosquitos da dengue.

Marques  é doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1994)  com estágio “sandwich” de um ano na University of British Columbia (Canadá). Ele também fez seu pós-Doutorado na University of California – Riverside. Professor Titular da UFPR, Marques atuando sobretudo nas seguintes áreas: síntese de produtos naturais, desenvolvimento de novas metodologias de síntese orgânica, desenvolvimento de novas metodologias visando o controle biorracional de pragas agrícolas, florestais e urbanas. 

Marques falou compostos presentes nas aranhas e ainda sobre  o mosqsuito transmissor da dengue. Imagem: Assessoria de Comunicação do Hospital Pequeno Príncipe.

Marques falou às crianças sobre os compostos presentes nas aranhas e ainda sobre o mosquito transmissor da dengue. Imagem: Assessoria de Comunicação do Hospital Pequeno Príncipe.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]