Professor do Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia recebe prêmio Cientistas do Ano do Instituto Nanocell

30 outubro, 2017
23:02
Por
0
Ciência e Tecnologia

O professor do Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Carlos Ricardo Soccol está entre os 14 pesquisadores brasileiros homenageados com o II Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell, que também agraciou uma empresa da área de biotecnologia. Os vencedores foram indicados pela comunidade e depois submetidos a votação pela internet, da qual participaram mais de 50 mil pessoas, segundo os organizadores.

Os troféus foram entregues no último dia 20 pelo pelo diretor de Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França.

A primeira etapa da seleção ocorreu por indicação da comunidade em geral, sendo que, em seguida, foram escolhidos os cientistas e empresas com produção científica mais relevante de acordo com o Instituto Nanocell. Por fim, os professores e alunos mais votados foram avaliados por seus pares que elegeram os vencedores.

Neste ano, as premiações foram divididas em seis categorias: Agro&Industrial, Produtos Naturais, Doenças Emergentes, Saúde Mental, Biologia Sintética, Química Fina de Materiais e mais uma de Empresas de Biotecnologia. O resultado completo pode ser acessado neste link.

Sobre o professor

 Carlos Soccol é graduado em Engenharia Química, mestre em Tecnologia de Alimentos pela UFPR e doutor em Engenharia Biológica /Engenharia Enzimática, Microbiologia e Bioconversão, pela Université de Technologie de Compiègne  e Institut ORSTOM/IRD (França). O pesquisador também é Doutor Honoris Causa da Université Blaise Pascal-França, Prof. HDR da Univesité Aix- Marseille-França e foi eleito membro Titular da Academia Brasileira de Ciências na área das Engenharias em 2013.

Sua produção científica já foi reconhecida com diversos prêmios e títulos, entre eles: Best Scientific Achievement of the Year 2001 by Ministry of Sugar of Cuba (MINAZ); Outstanding Scientist Award- 5th International Conference on Industrial Bioprocesses, Taipei-Taiwan, em 2012; Prêmio Henri Nestlé em Ciência e Tecnologia de Alimentos, em 2014 e Medalha Polytech pela Reseau Écoles d’Ingénieurs de France, em 2015.

 

 

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]