logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da Pós em História lança livro sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial

dennison
Imagem: Arquivo pessoal

Após 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, a aliança militar entre Brasil e Estados Unidos ainda desperta indagações e controvérsias. Foi pensando nelas que Dennison de Oliveira, professor da Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, escreveu seu novo livro, “Aliança Brasil-EUA: nova história do Brasil na Segunda Guerra Mundial”. A publicação terá seu lançamento oficial nesta quinta-feira, dia 29, às 18h, durante o XI Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares. O evento acontece na Pedreira Paulo Leminski e os exemplares estarão disponíveis na barraca da Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares (ABPVM).

Dentre as questões abordadas na obra, vale citar o programa do Lend Lease, pelo qual o Brasil se beneficiou de financiamentos para aquisições de bens de interesse militar nos EUA. Também permanece obscura a forma pela qual foram criadas aqui unidades militares inteiramente novas, dedicadas a manusear tanques e gases venenosos; as pressões pela americanização total do Exército Brasileiro; o treinamento e assessoria da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Brasil e na Itália; e as tentativas estadunidenses de se opor à desmobilização da FEB ao fim da guerra.

O livro examina estas questões à luz de documentos até então inéditos, além de revelar fatos desconhecidos como as políticas não escritas para vedar acesso brasileiro a tecnologias militares estadunidenses, o domínio do mercado da aeronáutica civil brasileiro pelos EUA, o destino dos pacientes militares brasileiros internados em hospitais estadunidenses e o obscuro “Projeto Sul” de 1944, que previa a eventualidade de uma guerra contra a Argentina.

capa
Imagem: Divulgação

“Este livro pretende ser inovador no conteúdo e revolucionário na forma”, conta o autor. “Inovador no conteúdo porque tem muitas novidades e descobertas, resultado da consulta à diversos arquivos nacionais e estrangeiros até então não explorados. E revolucionário na forma porque pela primeira vez se oferece ao leitor a oportunidade de conferir na íntegra todos documentos citados no livro: é uma oportunidade que se abre a todos leitores de serem participantes do debate sobre a forma pela qual foram interpretadas e traduzidas as fontes históricas que embasaram a pesquisa”.

Com informações Juruá Editora.

Serviço:

Lançamento “Aliança Brasil-EUA: nova história do Brasil na Segunda Guerra Mundial”
Data: 29 de outubro
Horário: 18h
Local: XI Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares – Pedreira Paulo Leminski

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...