O professor do Departamento de Fisiologia e coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da Universidade Federal do Paraná, Fernando Mazzilli Louzada, participou da elaboração de um dos capítulos do livro “Ciência para Educação: Uma Ponte entre Dois Mundos” da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).
O objetivo é expor, por meio de linguagem acessível, alguns dos temas relacionados ao aprendizado e à educação para os quais o conhecimento científico internacional já traz uma contribuição significativa. A obra reúne 25 autores de 12 instituições públicas e privadas associadas à Rede CpE entre neurocientistas, psicólogos, economistas, cientistas da informação, fonoaudiólogos, psiquiatras, médicos, biólogos e linguistas.
A organização é dos pesquisadores Roberto Lent – coordenador da Rede CpE e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – , Augusto Buchweitz – professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – e Mailce Borges Mota – professora da Universidade Federal de Santa Catarina.
Os 12 capítulos do livro abordam, com foco multidisciplinar, temas que fundamentam e condicionam as formas de aprender, dando ênfase a processos neurofisiológicos, emocionais e comportamentais que afetam a educação.
Entre os assuntos trazidos estão temas como o desenvolvimento do cérebro ao longo do crescimento e seu papel no aprendizado; a importância da educação infantil; o aprendizado das palavras e a participação familiar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; o ensino da matemática tendo como embasamento os fundamentos da neurociência e da psicologia cognitiva; os transtornos mais comuns que afetam o ensino, o papel das tecnologias na sala de aula, uma avaliação de corte econômico da educação infantil no Brasil e no mundo e as competências socioemocionais.
A Rede CpE é composta por um grupo de mais de 100 pesquisadores brasileiros comprometidos em fazer ciência pensando na melhoria da educação no País. O lançamento acontece nos dias 5 e 8 de dezembro em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.