logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da Universidade de Évora ministrará Curso de Extensão na UFPR voltado à Educação Especial

Universidade de Évora - Portugal
Universidade de Évora - Portugal

O Curso de Extensão “Intervenção precoce no desenvolvimento infantil” será ministrado pelo professor Vitor Franco da Universidade de Évora, Portugal, na próxima segunda e terça-feira, 11 e 12 de março, a partir das 8h30, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR. O professor Franco é psicólogo, doutor em Psicologia Clínica, Diretor do Curso de Doutorado em Psicologia, pesquisador e autor de livros e artigos de revista sobre o tema da Intervenção Precoce e na área da Psicopatologia do Desenvolvimento. Para a abertura do curso, estão previstas as presenças da pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, professora Elenice Mara Matos Novak; do vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns e da representante da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes/PR), professora Liana Terezinha Steffen.

O curso é uma realização do Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (Ceappe), órgão suplementar da Direção do Setor de Ciências Humanas e Letras, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPR (PPG), com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed/PR), com a Federação Estadual das Apaes e com a Universidade de Évora, Portugal. Representa ainda uma ação concreta do convênio entre o Departamento de Psicologia e do PPG com a universidade portuguesa.

Durante o curso, o professor Franco abordará o cuidado das crianças com perturbações do desenvolvimento, ou em situação de grave risco, uma das prioridades dos serviços sociais, educativos e de saúde. O conceito de Intervenção Precoce, atualmente utilizado em Portugal, envolve todos os recursos do contexto, centrando-se de modo especial na família enquanto meio fundamental da promoção do desenvolvimento e valorizando a sua dimensão de resposta integrada multidisciplinar.
Devido à grande procura pelo curso as inscrições já estão encerradas.

pt_BRPortuguese