logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR recebe Prêmio Literário da Biblioteca Nacional na categoria tradução

Capa do livro (foto divulgação)

O professor do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR, Rodrigo Tadeu Gonçalves, recebeu o segundo lugar na categoria tradução, do Prêmio Literário da Biblioteca Nacional, um dos mais prestigiados do Brasil, com a obra “Sobre a Natureza das Coisas”, de Lucrécio, poeta e filósofo romano. A edição deste ano foi concorrida e bateu recordes com 1789 trabalhos inscritos. O primeiro lugar na categoria foi concedido ao professor da UFF (Universidade Federal Fluminense), Emanuel França de Britto, aluno egresso da graduação de Letras na UFPR, em conjunto com demais autores. Primeiros colocados, os professores Emanuel e Rodrigo são parceiros em outras traduções, dentre elas, uma coletânea de ensaios de humanistas italianos que será publicada em breve.

O prêmio é fruto de uma tradução do latim para o português realizada durante seis anos e concluída em 2020, período em que o professor Rodrigo viajou à Suíça, com bolsa da Casa de Tradução Looren, deste país. Ele explica que não havia ainda uma tradução recente em verso desta obra. A primeira é datada do século XIX e a tradução que circula no meio acadêmico é de Agostinho da Silva, em prosa, publicada há mais de 50 anos. “Eu quis fazer em poema. Demorou muito tempo. Eu terminei a tradução durante um mês que passei na Suíça. Cheguei lá faltando uma boa parte do trabalho ainda por traduzir e terminei tudo por lá, a revisão também”, conta.

A tradução apresenta 7500 versos da filosofia do romano Lucrécio, que viveu entre 94 a 50 a.C, um dos mais importantes pensadores da Antiguidade Clássica. “Originalmente, o grego Epicuro escreveu tratados em prosa, que foram metamorfoseados em poesia por seu seguidor romano Lucrécio. Repliquei o trabalho de metamorfose da filosofia para a poesia em minha tradução”. Em continuidade aos seus estudos e pesquisas dos clássicos, o professor Rodrigo deve lançar, em 2023, uma tradução do poema Metamorfoses, de Ovídio.

O Prêmio Literário da Biblioteca Nacional prevê a premiação em oito categorias: Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens; Romance – Prêmio Machado de Assis; Conto – Prêmio Clarice Lispector; Tradução – Prêmio Paulo Rónai; Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda; Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade; Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof e Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé.

(fonte PPGLetras-UFPR)

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...