logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR presidirá conferência sobre cotas nas pós-graduações, em Minas Gerais

O professor-doutor Paulo Vinícius Baptista da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFPR, presidirá  conferência sobre o tema “Cotas na pós-graduação”.

Promovido pela Pró-Reitoria  de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas, o encontro começa às 8h30 desta quinta-feira (dia 25), no Anfiteatro das Pró-Reitorias da Universidade.

O professor Paulo Vinícius foi convidado a conduzir os trabalhos porque é pesquisador e especialista em temas como relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância e políticas para a infância, dentre outros.

Debates

O objetivo da conferência é estabelecer uma comissão para conduzir as discussões a respeito do tema na Universidade. Isto porque, em maio de 2016, a Portaria nº 12 do Ministério da Educação estabeleceu um prazo de 90 dias para as instituições de educação superior apresentarem propostas de inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação.

De acordo com o MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ficou responsável pela organização de uma base de dados que informe o número de negros, indígenas e pessoas com deficiência nos programas de pós-graduação com políticas de ações afirmativas das universidades, a partir da base de dados geral dos programas de pós-graduação monitorados pela Capes.

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...