Professor da UFPR participa de livro editado pela EMBRAPA

Livro poderá servir como base para estudantes e professores

O livro “Construção de ideótipos de gramíneas para usos diversos”, lançado recentemente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), conta com um capítulo assinado pelo professor Américo Garcez, da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a doutora Kátia Fernanda Gobbi, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná. O capítulo descreve as características morfo-anatômicas e fisiológicas das gramíneas associadas à tolerância à seca.

A obra é resultado do esforço coletivo de pesquisadores em diversas disciplinas, oriundos de várias instituições brasileiras de pesquisa e de ensino, motivados pela importância da construção de ideótipos de gramíneas para desenvolvimento de cultivares. O livro foi baseado no encontro técnico-científico promovido pela EMBRAPA – Pecuária Sudeste, onde pesquisadores foram convidados a discutir aspectos de adaptação das gramíneas a fatores bióticos e abióticos.

Entre as áreas temáticas abordadas no livro, citam-se o valor nutricional, a consorciação, a produção de sementes, a produção de energia, a tolerância ao frio, geada, déficit de nutrientes, alagamento, seca, ataque de pragas, entre outros. Ao final são apresentados os ideótipos funcionais de gramíneas entre os diversos usos para essas plantas. Nesta publicação, pesquisadores e estudantes terão um conteúdo bem fundamentado que servirá de suporte às decisões de manejo envolvendo as gramíneas para os seus múltiplos usos.