Primeiras atrações do Festival de Inverno movimentam Antonina

18 julho, 2016
18:04
Por
0
Extensão e Cultura

A primeira noite do Festival de Inverno da UFPR movimentou a cidade de Antonina no litoral do Paraná. Apresentações de grupos da universidade, solenidade de abertura e o show da banda Leash trouxeram o público para a rua.

Bernúncia - Festival de Inverno da UFPR 2016

Bernúncia – Festival de Inverno da UFPR 2016

Bernúncia

O Festival de Inverno deste ano teve um convidado especial, na verdade uma convidada, a Bernúncia, personagem típica das festas do boi, conhecidas como boi de mamão ou boi bumba, apareceu na cerimônia de abertura. As crianças puderam brincar de ser engolidas pelo bicho trazido pelo tradicional bloco Boi Barroso.

Deise de Lima Picanço, Pró-reitora de Extensão e Cultura explicou a

Bernúncia - Festival de Inverno da UFPR 2016

Bernúncia – Festival de Inverno da UFPR 2016\

escolha da personagem para simbolizar o festival. “Quanto mais foliões a Bernúncia engole maior ella vai ficando, assim como o festival que quanto mais gente envolvida se torna maior”

Este é o quarto festival da gestão de Deise, ela destacou a importância do evento na promoção da integração da universidade com as pessoas do local: “é uma oportunidade da instituição estar em contato com a comunidade e promover o desenvolvimento local”.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, também felicitou os presentes e agradeceu a todos que colaboram para a realização do festival. Esta vai ser a oitava e última edição do evento sob sua gestão.

Homenagens - Festival de Inverno da UFPR 2016

Homenagens – Festival de Inverno da UFPR 2016\

“É muito bom ver as ruas cheias, o engajamento da comunidade e da universidade em realizar este evento que chega no seu vigésimo sexto ano.Tenho certeza que vou sentir saudades e espero que esta corrente não se rompa!”. Akel falou ainda do papel essencial dos patrocinadores do evento.

Participaram da cerimônia outras autoridades como o vice-prefeito de Antonina, Wilson Clio de Almeida.

Durante a abertura forma entregues os prêmios e menções honrosas do concurso de arquitetura “Revitalização da Praça Feira-Mar” , promovido pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Antonina (ADEMADAN), parceira no festival.

A universidade também homenageou as equipes de diversos setores que se unem para promover o festival, entregues por Akel, Deise e Almeida.

Shows

Banda Leash - Festival de Inverno da UFPR 2016

Banda Leash – Festival de Inverno da UFPR 2016\

O grupo de MPB da UFPR trouxe um repertório especial para o Theatro Municipal, com o espetáculo “Tibiruca”. Com músicas de temas urbanos, os músicos discutiram os conflitos das grandes cidades. O figurino foi inspirado em personagens típicos e as coreografias dos cantores foram um show à parte.

Na Igreja São Benedito oo público pode conhecer trechos de algumas óperas de Giuseppe Verdi. O coro da UFPR mostrou toda a expressividade do compositor italiano executadas sempre com maestria pelo grupo do maestro Álvaro Naldony.

A noite encerrou com o show da banda Leash que lotou a rua em frente ao Palco Principal.

Coro da UFPR - Festival de Inverno da UFPR 2016

Coro da UFPR – Festival de Inverno da UFPR 2016

A festa continua

Até o próximo sábado (23/07) o Festival de Inverno continua movimentando Antonina com espetáculos, oficinas e outras atividades. Acompanhe a programação pelo site oficial do evento (clique aqui) e confira as atrações. Quem não puder ir até a cidade do litoral pode acompanhar os whos do Palco Principal e da Igreja São Benedito por meio da TV UFPR, que tranmite ao vivo os espetáculos.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]