logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Primeira aluna surda da Pós-Graduação em Letras defende dissertação em fonética e fonologia de libras

A primeira aluna surda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG Letras) e ex-aluna do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Elisane Alecrim, defende nesta sexta-feira (25), das 14 às 17h, a sua dissertação “A variação fonético-fonológica da configuração de mão na libras”, orientada pelo professor do programa, André Xavier. Participam também da banca os professores Adelaide Silva, do PPG Letras, e Felipe Barbosa, da Universidade de São Paulo (USP).

“Elisane ingressou no mestrado em 2020, o que representa um marco histórico para o curso de Letras Libras da UFPR, em específico, e da comunidade surda paranaense, de forma geral, pois, pela primeira vez na história do PPG Letras da UFPR, foi aprovado um projeto de pesquisa sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a ser desenvolvido por uma estudante surda”, destaca o professor-orientador André Xavier. A defesa será transmitida pelo canal do PPG Letras no YouTube.

Elisane ingressou na graduação em Letras Libras em 2015 e na pós-graduação, em 2020. Foto: Arquivo Pessoal

“Foi uma trajetória e tanto, não foi fácil chegar até aqui, mas consegui”, ressalta a mestranda. A pesquisa de mestrado desenvolvida por ela trata de questões fonológicas e fonéticas de um dos parâmetros articulatórios dos sinais: a configuração de mão. Em um trabalho meticuloso, Elisane explora a contrastitividade lexical através desse parâmetro, bem como, à luz da literatura sobre a língua de sinais americana, a variação fonológica e fonética que ele pode apresentar.

Elisane é egressa da primeira turma de Letras Libras da UFPR, implantada em 2015. Desde a sua graduação, a aluna tem se dedicado à pesquisa na área de fonética e fonologia de libras. Os estudos realizados perpassaram por um processo que iniciou por meio do Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA) e continuou na Iniciação Científica (IC) e em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  Os resultados de suas pesquisas estão publicados em periódicos científicos, livro e em eventos acadêmicos.

Defesa de dissertação: “A variação fonético-fonológica da configuração de mão na libras”

Aluna: Elisane Alecrim

Orientador: Prof. Dr. André Xavier (PPG-Letras UFPR)

Data: 25 de março de 2022

Horário: das 14h às 17h.

Transmissão: Canal do PPG Letras no YouTube

Por Comunicação PPG Letras

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...