logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudante de graduação vence Prêmio de Iniciação Científica

Fernanda Pinhelli vence Prêmio de Iniciação Científica. Foto: acervo pessoal
Fernanda Pinhelli vence Prêmio de Iniciação Científica. Foto: acervo pessoal

Uma pesquisa desenvolvida na UFPR, que permitiu estudar o genoma sem a necessidade de isolar e identificar o DNA, venceu o 13º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na área de Ciências da Vida. A premiada é a estudante de graduação do 5º período de Ciências Biológicas, Fernanda Pinhelli, que participa do projeto de pesquisas sobre ‘Expressão e caracterização bioquímica de uma lípase identificada a partir do sequenciamento massivo do DNA metagemônico’. O grupo vem estudando o genoma do solo.
Segundo o professor Emanuel de Souza, orientador da estudante, a metagenômica é uma nova área de pesquisa e o grupo da UFPR foi um dos primeiros do País a iniciar estudos neste segmento, a partir de 2003, resultando em uma tese de doutorado, defendida em 2011. A grande vantagem, de acordo com o pesquisador é o estudo direto, sem a necessidade de isolar e cultivar os microorganismos, o que acelera a pesquisa, possibilitando a obtenção de resultados em tempo menor do que em décadas anteriores. O pesquisador explica ainda que essa nova área é muito importante para permitir o conhecimento dos microorganismos, já que “99% deles não podem ser cultivados mesmo com as técnicas mais modernas”.
O trabalho da Fernanda permitiu isolar o gene de uma enzima chamada lípase que ainda era desconhecida a partir do DNA do solo. Para a estudante o prêmio “veio como um incentivo para continuar estudando na área de Biologia Molecular, especificamente os metagenomas”. A estudante ganha uma bolsa para cursar mestrado na instituição que preferir, recursos financeiros e diploma de reconhecimento. A solenidade de premiação será em Porto Seguro, na Bahia, durante a reunião anual da SBPC, de 3 a 9 de julho próximo.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...