logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pós-graduandos da UFPR praticam docência em Universidade da Califórnia

A tecnologia fortaleceu a colaboração entre as instituições durante a pandemia. Um exemplo ocorreu no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLet) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em que cinco alunos puderam orientar, durante dez semanas, em uma disciplina na Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos.  

O professor Ron Martinez, do PPGLet e diretor do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa), foi convidado em janeiro a desenvolver uma disciplina de escrita científica na universidade americana. Devido à pandemia, a disciplina foi alterada para a modalidade remota. Isso possibilitou a participação dos alunos da UFPR como monitores, uma vez que não seria necessário se deslocar até outro país para exercer a função.  

O processo seletivo contemplou cinco alunos do programa de pós-graduação. Os doutorandos Fernanda Félix, Gabriel Bein José Orlando Cardoso e Thais Deschamps; e o mestrando João Victor Schmicheck. Todos foram oficialmente inscritos como Graduate Student Instructors (professores assistentes pós-graduandos) na disciplina, e receberam um certificado emitido pela UC Berkeley.  

A equipe da UFPR interagiu com os alunos da Califórnia através de conversas individuais, contribuindo com ideias do conteúdo programático e orientação dos trabalhos escritos. “Revisar as versões dos artigos que os alunos produziram deram a mim e a meus colegas a chance de exercitar nossa própria reflexão sobre os mecanismos de escrita e a qualidade da produção de textos acadêmicos em língua inglesa”, relata o doutorando José Orlando. 

O curso ocorreu entre 8 de junho e 14 de agosto de 2020. Dez alunos de doutorado de Berkeley participaram, com a intenção de publicar os textos produzidos na disciplina. 

A experiência remota foi novidade para todos os alunos. Porém, os discentes da UFPR revelam que, desde o início, as ferramentas de comunicação foram eficientes para lidar com a escrita em diferentes situações e ambientes. 

O professor Ron Martinez destaca que, embora tenha passado por adaptações, a internacionalização da UFPR não parou durante a pandemia. “Ministrar uma disciplina em uma das universidades de mais prestígio do mundo e oferecer a prática de docência internacional para tantos alunos, sem gastar nenhum centavo, em plena pandemia, merece destaque”, finaliza. 

 Por Louiselene Meneses, sob orientação de João Cubas 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...