logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pós-Graduação em Letras traz professor chileno para minicurso sobre Aguirre

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR traz ao Brasil o professor chileno Hernán Neira, da Universidade de Santiago do Chile/USACH. O docente será responsável por ministrar o minicurso “Estética e política do mito de Lope de Aguirre”, proferido em português, mas com bibliografia em espanhol.

O tema abordado tratará sobre a lenda do “El dorado” e a rebelião de Lope de Aguirre, ocorrida em terras americanas no período colonial (1560). O conquistador e rebelde espanhol Aguirre é conhecido desde o século XVI, tanto no Novo quanto no Velho Mundo, e que usava indistintamente suas múltiplas representações. A partir do estudo de produções cinematográficas contemporâneas, literárias, entre outras artes, será discutido o significado estético-político da representação dos acontecimentos históricos da época.

Publicação "O indivíduo inquietante sob o signo de Lope de Aguirre" é uma das obras em que Hernán Neira trata sobre o personagem
Publicação “O indivíduo inquietante sob o signo de Lope de Aguirre” é uma das obras em que Hernán Neira trata sobre o personagem

As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado a 40. Serão concedidos certificados para 80% de frequência pelo Programa de Pós-Graduação em Letras. Mais informações pelo email rvmachado@yahoo.com. Confira aqui o programa.

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...