logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pós-Graduação em Direito promove congresso internacional sobre direito autoral e ambiente digital

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (Gedai) do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná  discute direitos autorais na internet no IX Congresso de Direito de Autor e Interesse Público (Codaip). O foco das atividades, que acontecem no Espaço Cultural Capela Santa Maria e no Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, será o marco dos 20 anos da Agenda Digital da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMP). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

O objetivo do evento é promover o debate entre os diversos setores acadêmicos, profissionais e artísticos, abordando os desafios atuais da área e a necessidade de uma reforma na lei autoral frente ao contexto cultural e tecnológico da sociedade brasileira. Dentre os temas abordados estão: a gestão coletiva no ambiente digital; o acesso aos acervos digitais; o Marco Civil da Internet e a liberdade de criação; a transformação criativa e os conteúdos livres na Internet; a cultura digital e uso das obras em domínio público; e as novas tecnologias da informação e seus impactos na cultura, educação, políticas culturais, inovação e conhecimento.

A programação ainda traz workshops de grupos de pesquisa e duas oficinas oferecidas pelo Gedai. A oficina de Direito Autoral e Recursos Educacionais, ministrada no primeiro dia de evento, é destinada à qualificação de professores e de profissionais que atuam na produção de material didático. Já a oficina de Direitos Autorais e Cultura Digital, oferecida no dia 4, é voltada à capacitação de gestores públicos que atuam em setores criativos.

A programação completa está disponível no site do Gedai. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas (acesse o formulário de inscrição clicando aqui).

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...