logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular oferta 22 vagas de mestrado e doutorado; inscrições até 15/02

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas em processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado, com ingresso a partir de março de 2021.

São 11 vagas de mestrado e 11 de doutorado, dentro das áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGBCM, conforme editais (aqui e aqui).  As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro na página do programa e o resultado final será divulgado no dia 22 de março.

O processo seletivo ocorrerá entre os dias 22 a 25 de fevereiro, de forma remota. Para o mestrado, a avaliação consistirá em: avaliação oral de biologia celular e molecular; prova de inglês e análise de currículo lattes. Já os interessados em uma das vagas de doutorado deverão passar por: prova escrita de biologia celular e molecular; análise de artigo científico e análise de currículo lattes.

A distribuição de bolsas será feita pela ordem de classificação dos candidatos e estará condicionada à disponibilidade das agências de fomento ao programa, conforme disposto em edital.

O PPGBCM foi criado em 1978, com o nome de Pós-Graduação em Morfologia. Em 1987, o programa foi reformado para incluir o campo da biologia celular e, desde 2002, oferta curso de doutorado. Hoje, o Programa inclui docentes dos departamentos de Anatomia, Biologia Celular, Bioquímica e Biologia Molecular, Fisiologia e Patologia Básica da UFPR e do Instituto Carlos Chagas (ICC – FioCruz).  Desde a sua criação até o final de 2020, foram defendidas 328 teses de mestrado e 148 dissertações de doutorado.

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...