logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Por aclamação, Andifes publica moção de apoio à UFPR e Unila em favor da autonomia universitária

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), publicou, nesta segunda-feira, nota de apoio à UFPR e Unila e inconformidade à Ementa Aditiva 55 àMedida Provisória (MP) 785/2017, que diz respeito a proposta de criação de uma nova universidade federal no Paraná, a Universidade Federal do Oeste do Paraná, a partir da desagregação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da incorporação dos campi Palotina e Toledo, da UFPR.

A posição foi tomada durante a Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, na qual participou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. Para ele, “é fundamental o apoio das outras Ifes no sentido de unirmos contra as ameaças à autonomia universitária”.

A posição da Andifes, que se deu por aclamação, reflete a opinião unânime dos dirigentes das instituições federais de ensino superior e reforça a incongruência com o conteúdo e a forma da Emenda Aditiva 55 à Medida Provisória 785 de 2015 :

(…) consideramos a Emenda Aditiva 55 à Medida Provisória 785/2017 profundamente equivocada em seu conteúdo e absolutamente inadmissível em sua forma. O conjunto das universidades federais esperam empenho político coletivo para que iniciativas legislativas dessa monta sejam efetivamente rejeitadas pelo governo e pelos congressistas, e que jamais voltem a ocorrer”.

A nota destaca, por exemplo, que em nenhum momento a UFPR foi consultada ou convidada a debater a proposta de “amputação” de dois dos seus campi. O texto afirma ainda que a ação ilustra a ruptura de diálogo e ameça à autonomia universitária, que é condição mínima para que a produção do conhecimento não esteja submetida às contingências políticas.

Outras instituições vinculadas ao ensino superior também manifestaram-se, por meio de nota, sobre o assunto. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por exemplo, destaca que “o princípio da autonomia universitária deve ser respeitado e qualquer alteração precisa ser amplamente acadêmica com a comunidade acadêmica e com a sociedade”.

Confira a nota oficial da UFPR, publicada em 16 de julho: https://homologa.ufpr.br/blog/noticias/nota-em-defesa-da-ufpr-e-da-autonomia-universitaria/

E também a íntegra das notas de apoio à UFPR e à Unila:

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...