logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança obra Políticas Públicas e Esporte em Seminário Internacional sobre Alto Rendimento

Esportes de alto rendimento. Foto: Reprodução

O esporte de alto rendimento e as políticas públicas voltadas às áreas são temas do Seminário Internacional promovido pelo Setor de Ciências Biológicas da UFPR, nesta quinta e sexta-feiras (28 e 29), no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695, Mercês). Participarão deste evento cerca de 450 pessoas de vários estados brasileiros, entre elas, secretários e gestores de esporte, profissionais da área, atletas, docentes e alunos da graduação e pós-graduação de diversos cursos ligados à atividade esportiva. Interessados em participar gratuitamente podem acessar o site www.neppe.ufpr.br

A abertura do Seminário,às 9 horas, ficará a cargo do secretário nacional do esporte, Ricardo Leyser.Na sequência, as 10h30, será apresentada uma análise comparativa do desenvolvimento do esporte de alto rendimento, pelo professor Barrie Houlohan, da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Na parte da tarde, às 13h30, Leyser falará aos participantes sobre o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil. Ainda neste dia, às 18 horas, será lançado o livro Políticas Públicas para o Esporte, produzido pelo Núcleo de Estudos da UFPR e organizada pelo professor Fernando Marinho Mezzadri, coordenador do Seminário e vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas.

A obra será lançada no Seminário Internacional.

Segundo Mezzadri, as discussões em torno da temática “serão amplas e, com certeza muito produtivas, tendo em vista que o evento contará com estudiosos na área, entre eles, três professores que são referências internacionais”. Gonzalo Alfredo Bravo é da University West Virginia (USA); Peter Donnelly, da University de Toronto (Canadá) e Wanderley Marchi Jr, da UFPR e mediador do debate. Este debate terá início às 15h20, também no Canal da Música.

Bases científicas

No segundo dia do Seminário Internacional, sexta-feira(29), está programada, das 9 às 12 horas, outra mesa redonda que apresentará a temática “Bases científicas para o mapeamento das políticas públicas do esporte no Brasil”. Participarão como debatedores os professores Alberto Reppold Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Celi Tafarell, da Federal da Bahia; e Fernando Mezzadri, da UFPR. Cassia Damiani, do Ministério do Esporte, atuará como mediadora das discussões.

Ainda no dia 29, sexta-feira, na parte da tarde, os participantes farão reuniões institucionais; e intercâmbios com entidades científicas e grupos de pesquisa(documentação e informação) e com gestores esportivos. Fernando Mezzadri explica que a organização do evento foi feita pela UFPR, em parceria com o Ministério do Esporte, porque a Instituição participa de projetos com o órgão, no caso, o “Inteligência Esportiva”.

Além disto, ressalta o professor, a temática é frequentemente debatida por alunos e docentes, visando a elaboração de propostas para contribuir na realização das olimpíadas e jogos paraolímpicos, ambos sediados pelo Brasil em 2016, no Rio de Janeiro.

Celsina Favorito

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...