logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Planeta.doc Film Festival abre inscrições para universidades promoverem debates sobre questões socioambientais

O Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc está com inscrições abertas para escolas e universidades brasileiras que queiram promover debates sobre questões socioambientais trazidas por cineastas nacionais e internacionais. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das inúmeras instituições cadastradas.

A plataforma do evento disponibiliza, entre agosto e setembro, uma mostra com os 48 filmes vencedores de sua sétima edição, nas categorias Planetadoc Internacional, Planetadoc Brasil e Planetadoc Santa Catarina. O evento segue com uma programação contínua até 31 de dezembro.

A oitava edição do festival tem início em 24 de outubro, trazendo mais de 100 filmes nacionais e internacionais de caráter socioambiental. O festival abre com a realização do Planeta Doc Conferência, em formato on-line, com pensadores do Brasil e do mundo centrado na temática da sustentabilidade. Para acessar os filmes e receber todas as informações do evento, basta se cadastrar em www.planetdoc.org/cadastro.

O festival, maior do gênero do sul do país e um dos principais do Brasil, trata de toda a temática da imbricação do ser humano com a Terra, o que inclui temas polêmicos e urgentes como produção e destino do lixo, mobilidade urbana, retomada dos espaços públicos nas cidades contemporâneas, alimentação e saúde pública, movimentos sociais, exploração de territórios e biomas e um olhar aprofundado para as realidades sociais e ambientais dos quatro cantos do planeta.

A iniciativa visa promover o debate socioambiental em ambientes acadêmicos e valorizar cineastas que refletem sobre a realidade de forma independente e autônoma. Com mais de cem filmes na programação, muitos premiados em festivais do mundo inteiro, a oitava edição do PLANETA.doc está com as inscrições abertas até 31 de agosto para filmes nacionais e internacionais neste link.

Confira também alguns dos filmes brasileiros da Mostra, que está disponível gratuitamente em www.planetdoc.org.

Planeta na Escola promove discussão socioambiental

O Festival Planeta.doc também disponibiliza, para toda a rede de escolas públicas (municipais e estaduais) de ensino fundamental, a Plataforma Planeta na Escola, permitindo a utilização dos filmes em sala de aula ou em formato híbrido como ferramenta de educomunicação. O objetivo é difundir temáticas relacionadas à preservação da vida por meio de filmes com foco nos desafios da sustentabilidade e apresentação de soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural.

A plataforma cria uma comunidade de aprendizagem, que permite aos professores compartilhar suas práticas pedagógicas e construir um projeto conjunto de utilização do cinema para fins educativos. O professor é a peça chave deste processo educativo por meio dos filmes, pois ele realiza a mediação e interpretação das obras junto aos seus alunos. E tem a oportunidade de conhecer outros educadores e compartilhar com eles projetos, ideias e soluções aplicadas em sala de aula.

Escolas interessadas podem se cadastrar aqui.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...