logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PIRE e LIFE, dos Setores de Exatas e Educação, serão inaugurados nesta quinta-feira (2)

Um Polo Interdisciplinar de Robótica Educacional I (PIRE) e um Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) são os dois novos espaços que a UFPR vai inaugurar nesta quinta-feira (2). Durante a solenidade, marcada para as 15 horas no anfiteatro 100 do Setor de Educação (Edifício D. Pedro I/Reitoria), serão apresentadas atividades de ensino, pesquisa e extensão a serem desenvolvidas por essas unidades. Interessados em participar da cerimônia podem enviar email para geprieg@ufpr.br.

Segundo a docente Adriana Augusta Santos Luz, coordenadora do PIRE/Setor de Ciências Exatas,
a ideia de ambos os projetos é abrigar alunos e professores de todas as áreas de conhecimento da UFPR, de forma a garantir efetiva interação e trocas de saberes. Tanto o PIRE quanto o LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores terão como sede a mesma estrutura física, ou seja, prédio da Educação/Reitoria.

Com relação ao PIRE, explica a professora, o objetivo é que ele atue como um polo permanente para atendimento da sociedade em termos de robótica educacional. Através de parceria com a empresa LEGO ZOOM (franquia da Lego Education), que doou material de trabalho e ofertou capacitação aos alunos ligados ao Grupo de Estudos Geprieg, graduandos poderão continuar recebendo formação e atuando como multiplicadores, dentro da Instituição.

Quanto ao LIFE – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores e que será coordenado pela professora Núria Pons/Setor de Educação, Adriana Luz ressalta que esse projeto foi implantado com verba da Capes e que já existe em outras instituições de ensino. Agora, a UFPR poderá ofertar à comunidade universitária, de forma conjunta, oportunidades de acesso a conhecimentos, comemora a docente.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...