

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFPR realizou, nesta segunda-feira (10), no auditório do Departamento de Comunicação Social, sua segunda reunião geral de 2012. Os encontros ocorrem no final de cada semestre e têm como objetivo fazer uma avaliação continuada das ações do programa na Universidade e nas escolas participantes, assim como planejar as ações do período seguinte.
O Pibid é um programa mantido pela Capes, voltado ao apoio da formação de professores para a educação básica, investindo sobretudo na valorização da carreira docente e na melhoria da qualidade da educação pública. O programa privilegia ações formativas desenvolvidas diretamente nas escolas públicas de educação básica e, por isso, tem nos professores dessas escolas um dos seus principais agentes. Atualmente, 60 professores da rede pública estadual e municipal (de Curitiba e região metropolitana) colaboram com o Pibid da UFPR, que atuam em conjunto com os coordenadores dos 30 projetos em andamento.
Participaram da reunião aproximadamente 80 pessoas, contabilizando coordenadores (professores dos cursos de licenciatura), supervisores ( professores das escolas básicas participantes do programa) e alunos bolsistas do projeto. Um dos supervisores, o professor Luciano Ezequiel Kameinski, comentou sobre a responsabilidade de fazer parte do Pibid, “é uma grande responsabilidade, um verdadeiro desafio, mas é também a oportunidade de contribuir para a formação de novos profissionais”, disse Luciano.
Estavam presentes na reunião o coordenador institucional, Eduardo Salles Barra, e os coordenadores de gestão, Deise Cristina de Lima Picanço e Emerson Rolkouski, que compuseram a mesa diretora do evento. A coordenadora Deise salientou a importância do projeto, pois este contribui não apenas para a melhoria de formação dos graduandos, mas também incentiva à docência, e ao mesmo tempo contribui para a melhoria das escolas básicas.


Este ano, o Pibid teve uma expressiva expansão na UFPR, atingindo atualmente 450 estudantes dos cursos de licenciatura da UFPR, distribuídos entre os setores de ciências humanas, exatas, biológicas, da terra e educação, além do Litoral e Palotina. Para a bolsista Rafise dos Santos ingressar no projeto em 2009, significou muito mais que aprendizado profissional, ” hoje sinto mais motivação para a docência, pois o projeto me proporcionou outro olhar da realidade, não quero apenas pesquisar, quero dar aula”.
Flaécia Gomes, sob orientação de Ana Paula Moraes.