Imagem Padrão

Pesquisadores pretendem estimar população de toninhas no Paraná, São Paulo e Santa Catarina

10 março, 2020
09:56
Por
Ciência e Tecnologia

No dia 8 de março uma equipe de pesquisadores iniciou uma série de sobrevoos para estimar o tamanho da população de toninhas na região entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A toninha (Pontoporia blainvillei) é o golfinho mais ameaçado do oceano Atlântico sul e estes voos fazem parte do projeto de avaliação e conservação da toninha na FMA II (área de manejo estabelecida considerando as diferenças entre populações de toninha).

O projeto é resultado de diversas iniciativas e da integração e construção direta de ações com comunidades pesqueiras, gestores e pesquisadores de várias instituições. Trata-se de uma coalizão para contribuir com a conservação da espécie, dos oceanos e de práticas sustentáveis de uso dos recursos pesqueiros.

Foto: GEMARS

Os sobrevoos estão sendo realizados pela equipe do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS).  Coordenado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos (LEC) da Universidade Federal do Paraná e pela Associação MarBrasil, o projeto também conta com a participação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade Da Região De Joinville (Univille), Kaosa, Instituto Biopesca, Instituto Aqualie e outras instituições.

Foto: GEMARS

A iniciativa é apoiada com recursos do Projeto de Conservação da Toninha, uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Chevron – conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF/RJ), com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]