logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da Geografia debatem clima da Terra, em três eventos simultâneos da UFPR

Abertura dos eventos simultaneos sobre o clima, na Fiep.Foto - ACS

Cerca de 400 participantes entre pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais da área de vários estados brasileiros e de nove países participaram da abertura dos três eventos simultâneos sobre o clima, promovidos pela UFPR. A solenidade foi realizada ontem à tarde, terça-feira (14), no auditório da Fiep (Av. Comendador Franco 1341, Jardim Botânico).

Cerca de 400 pessoas participam dos eventos.Foto - ACS

Prestigiaram os eventos, que prosseguem até a próxima sexta-feira (17), a madame Anike Douguedioit, da União Geográfica Internacional; o presidente da Associação Brasileira de Climatologia, Charlei Aparecido Silva; o vice-reitor da UFPR, professor Rogério Andrade Mulinari; o diretor do Setor de Ciências da Terra, Donizeti Giusti; o coordenador geral dos eventos, docente Francisco Mendonça; além de professores da graduação e pós-graduação em Geografia da UFPR; representantes da FIEP, e do Simepar.

Os eventos – XI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica (SBCG), do V Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos (SIMPEC) e da reunião da Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional (CoC-UGI) – ofertam aos 400 participantes inscritos, conferências, minicursos; apresentação de comunicações orais via pôster e painel; fóruns, e mesas redondas.

Em todos esses momentos, explica o professor Francisco, a temática central será “as mudanças climáticas globais, assunto esse de primeira ordem da pauta científica, econômica, cultural e política da contemporaneidade”. A ideia é, destaca o coordenador, colocar em evidência as mais recentes construções teóricas e conhecimentos acerca da temática.

Extensa programação sera debatida nos 4 dias dos eventos. Foto - ACS

O professor Wilson Flávio Roseghini, que também está na organização dos eventos, ressalta que para aglutinar as contribuições dos participantes, foram eleitos seis eixos temáticos, que nortearão as discussões. São eles: Teoria e metodologia dos estudos do clima: mudanças e perspectivas; Modelagem quantitativa e qualitativa em climatologia; Riscos, vulnerabilidades e resilliência associados ao clima; Climatologia aplicada: clima urbano, agroclimatologia, saúde, etc; Ensino de climatologia; e Climatologia tropical: estudos e perspectivas.

A íntegra da programação dos eventos pode ser visualizada em http://www.abclima.ggf.br/sbcg2014/prog.php

Por Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...