ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisador de Veterinária recebe homenagens em Cuba

Professor Molento (à direita) recebe diploma do professor Roque Perez, da Universidade Agrária de Havana. Foto: arquivo pessoal

As contribuições de estudos da UFPR em projetos de pesquisa com instituições cubanas, em especial com a Universidade de Camagüey, região de forte produção agropecuária em Cuba foram reconhecidas durante o Seminário sobre Ciência e Desenvolvimento Sustentável, com a entrega do diploma de reconhecimento ao pesquisador Marcelo Beltrão Molento. O pesquisador paranaense foi homenageado pelo reitor Santiago Lajes Choy, durante o encontro. Molento também apresentou dois trabalhos científicos e fez duas palestras.

Em outra solenidade, desta vez em Havana, o professor recebeu homenagem da Sociedade Cubana de Parasitologia, pela participação e estímulo ao desenvolvimento de estudos em parasitologia animal.

A parceria com a Universidade de Camagüey já dura dez anos e envolve várias áreas. “Ainda estamos muito voltados para a dependência dos produtos químicos para o controle de parasitoses, entre elas algumas zoonoses e se esta atitude não sofrer mudanças, estaremos andando para uma situação muito difícil, pois existe evidência de organismos resistentes demonstrando falha no tratamento”, destaca o pesquisador. Sabemos que a participação da UFPR nesses projetos é importante e os parceiros que temos tornam essas políticas transversais mais fortes. Como fruto desta parceria dois pesquisadores cubanos, Juan Mencho e Amilcar Arenal vieram ao Brasil e fizeram estágios de pós-doutorado na UFPR

Além de pesquisar com professores de Cuba, Molento tem projetos de genômica e proteômica para o controle de parasitos na Bélgica e Canadá.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...