

As contribuições de estudos da UFPR em projetos de pesquisa com instituições cubanas, em especial com a Universidade de Camagüey, região de forte produção agropecuária em Cuba foram reconhecidas durante o Seminário sobre Ciência e Desenvolvimento Sustentável, com a entrega do diploma de reconhecimento ao pesquisador Marcelo Beltrão Molento. O pesquisador paranaense foi homenageado pelo reitor Santiago Lajes Choy, durante o encontro. Molento também apresentou dois trabalhos científicos e fez duas palestras.
Em outra solenidade, desta vez em Havana, o professor recebeu homenagem da Sociedade Cubana de Parasitologia, pela participação e estímulo ao desenvolvimento de estudos em parasitologia animal.
A parceria com a Universidade de Camagüey já dura dez anos e envolve várias áreas. “Ainda estamos muito voltados para a dependência dos produtos químicos para o controle de parasitoses, entre elas algumas zoonoses e se esta atitude não sofrer mudanças, estaremos andando para uma situação muito difícil, pois existe evidência de organismos resistentes demonstrando falha no tratamento”, destaca o pesquisador. Sabemos que a participação da UFPR nesses projetos é importante e os parceiros que temos tornam essas políticas transversais mais fortes. Como fruto desta parceria dois pesquisadores cubanos, Juan Mencho e Amilcar Arenal vieram ao Brasil e fizeram estágios de pós-doutorado na UFPR
Além de pesquisar com professores de Cuba, Molento tem projetos de genômica e proteômica para o controle de parasitos na Bélgica e Canadá.