logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa de ciência política da UFPR ganha prêmio nacional inédito

8249912023_9f75d349c7_z
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR acontece no edifício Dom Pedro I, situado no complexo da Reitoria. Foto: Karina Kranz Sabbag

A pesquisa “Por dentro dos gabinetes: profissionalização e organização das assessorias parlamentares na comunicação em mídias sociais” foi a vencedora do prêmio de melhor dissertação brasileira de ciência política em 2016. O título foi concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS).  O trabalho defendido no ano de 2015 no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, foi realizado pelo cientista político Márcio Carlomagno, que atualmente é doutorando no PPGCP –UFPR e está dando continuidade à sua análise.

A pesquisa teve a orientação do professor da UFPR, Sérgio Braga, que ressalta a importância da dissertação: “O trabalho traz uma abordagem inovadora da questão da representação política, centrando foco na assessoria parlamentar e no corpo de funcionários que toca o dia a dia das casas legislativas, especialmente a gestão das mídias sociais. O desafio agora é ampliar a investigação para outras dimensões do trabalho das assessorias e dos deputados e para outras casas legislativas”.

O encontro da ANPOCS está em sua 40ª edição e é o mais importante evento acadêmico das ciências sociais no Brasil, sendo seu prêmio considerado o mais tradicional das ciências sociais no país. Desde que o atual formato do prêmio é concedido, em 1999, esta é a primeira vez que a UFPR é finalista nas categorias de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, em alguma das três áreas das ciências sociais (sociologia, antropologia ou ciência política). Em 2012, os professores da UFPR Renato Perissinotto e Adriano Codato já haviam recebido o prêmio na categoria obra científica.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...