logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa da UFPR recebe Prêmio Petrobras de Tecnologia

O reitor Zaki Akel Sobrinho (segundo a partir da dir.) exibe o troféu ao lado do prof. Luiz Ramos (ao centro), do vice-reitor Rogério Mulinari (a dir.) e dos diretores do Setor de Exatas - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Uma pesquisa sobre a produção de biocombustíveis a partir do bagaço da cana-de-açúcar, desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Química, recebeu o prêmio Petrobras de Tecnologia, edição 2012-2013. Larissa da Silva venceu na categoria Mestrado, no tema “Biotecnologia de Bioprodutos”, com o trabalho “Estudo da hidrólise enzimática em alta consistência de materiais lignocelulósicos”.

O orientador de Larissa, professor Luiz Pereira Ramos, do Departamento de Química, e os diretores do Setor de Ciências Exatas, professores Marcos Sunye e Alexandre Trovon de Carvalho, apresentaram na quinta-feira (10), no Gabinete do Reitor, o troféu “Engenheiro Antonio Seabra Moggi”, recebido na cerimônia de premiação no Rio de Janeiro.

Troféu concedido à pesquisa contemplada - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Além do troféu, os autores dos trabalhos vencedores receberam bolsas de estudos do CNPq e uma premiação em dinheiro. Os professores orientadores também receberam o mesmo valor para aplicação no laboratório da instituição. Segundo o professor Luiz Ramos, a premiação representa um atestado da qualidade da pesquisa e abre novas possibilidades de estudos e de parcerias com grupos que estudam nesta área.

Esta é a sexta edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia, que tem como objetivo mapear talentos e incentivar estudantes, avaliando projetos que tenham soluções tecnológicas inovadoras na área de petróleo, gás e energia. Desde a primeira edição, mais de 200 instituições já inscreveram trabalhos, e este ano, foram premiados 27 de 20 diferentes instituições, em nove diversos temas nas categorias de graduação, mestrado e doutorado.

 

(Com informações de Maria de Lurdes Welter).

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...