ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisa avalia fatores que interferem em ocorrências com pedestres idosos; veja como participar

Um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Paraná vai analisar os fatores que influenciam a decisão do instante que permite que uma rua seja atravessada por idosos. De acordo com os pesquisadores, além de fatores perceptivos, como julgamento de competência para atravessar em função do contexto, como velocidade dos carros e largura da via, há também aspectos físicos que permitem segurança na travessia, envolvendo força e mobilidade. Da mesma forma, ao cruzar uma avenida de forma rápida, existe o risco de quedas.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre os cursos de Educação Física e Psicologia e as avaliações envolvem testes físicos simples e um conjunto de questionários que abordam memória, atenção, tomada de decisão, hábitos de vida e histórico de quedas. A expectativa é que os resultados do estudo permitam identificar aspectos funcionais e perceptuais para a redução de ocorrências envolvendo pedestres idosos no trânsito.

Os interessados podem ir diretamente ao Prédio Histórico da UFPR, localizado na praça Santos Andrade, entre os dias 22 e 26 de maio, das 8h às 17h, e no sábado, dia 27 de maio, das 8h às 12h. As avaliações duram aproximadamente uma hora e os participantes do estudo receberão informações sobre seu status funcional e risco de quedas.

Quem não puder comparecer nas datas informadas e tiver interesse em participar deve entrar em contato com os pesquisadores para agendamento pelo telefone (41) 99270-9391.

Compreender os aspectos relativos à percepção e às decisões dos pedestres sobre a travessia de vias públicas constitui uma importante questão de segurança no trânsito, especialmente para os países ou regiões em que as populações estão envelhecendo rapidamente. A UFPR tem compromisso constante com a sustentabilidade das cidades e interesse em avaliar em larga escala os aspectos intervenientes nesse processo para auxiliar na proposição de soluções efetivas que reduzam acidentes dessa natureza.

Imagem de destaque: de Daniel Nebreda por Pixabay

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...