Registro Acadêmico dos aprovados no Vestibular 2017-2018 começa com novidades; matrículas prosseguem até o dia 25

17 janeiro, 2018
18:10
Por Lais Murakami
0
UFPR

Nauami, do curso de Farmácia, foi a primeira aluna a fazer o registro. Imagem: Leonardo Bettinelli.

A partir de hoje, os mais de cinco mil aprovados na segunda fase do Vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná estão dando os primeiros passos como estudantes de graduação, ao realizarem o Registro Acadêmico. O processo acontece do dia 17 a 25 de janeiro e compreende a recepção, análise e aprovação de documentos dos candidatos e a verificação de que eles atendem às exigências previstas para os cotistas, quando for o caso.

Os alunos devem realizar o Registro Acadêmico na cidade onde está localizado o campus em que vão estudar. Assim, os aprovados para os campi de Palotina, Litoral, Jandaia do Sul e Toledo devem entregar os documentos em cada uma das sedes, respectivamente. A exceção é para aqueles que estudarão no Centro de Estudos do Mar, situado em Pontal do Paraná, que farão o processo em Curitiba.

Este ano, houve novidade quanto à comprovação de renda dos estudantes cujas famílias têm renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio. Antes de realizar o Registro Acadêmico, esses candidatos passam por uma banca que, após analisar a documentação requerida, defere ou não a continuação do registro. Além disso, o calendário para o o processo foi dividido por setores e não por ordem alfabética, como era nos outros anos.

De acordo com Julio Gomes, da Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (COPAP), 600 estudantes por dia farão o Registro Acadêmico só em Curitiba. Ele também salienta que os calouros devem, nos três primeiros dias de aula do semestre (19 a 21 de fevereiro no primeiro semestre e 30 de julho a 1º de agosto para os que iniciam no segundo semestre), comparecer à coordenação de seus cursos e assinar a lista de confirmação de matrícula. “É fundamental que nesses três primeiros dias de aula os alunos assinem a lista de confirmação ou enviem alguém com procuração que possa fazer isso. Do contrário, o estudante perde o direito à vaga que será destinada à chamada pública nominal”.

A mais nova estudante de Farmácia Nauami Kaiser, de 17 anos, foi a primeira a realizar o Registro Acadêmico e está ansiosa para ficar um passo mais perto de seu sonho, que é trabalhar em laboratório na fabricação de medicamentos. “Minha tia é farmacêutica e meu primo está cursando a mesma graduação. Ele me contou como está gostando e despertou meu interesse pela área”.

A futura farmacêutica conta que passou o ano de 2017 inteiro se dedicando aos estudos, inclusive aos sábados. “Valeu muito a pena. Acredito que vou gostar de todos os temas, principalmente anatomia, que me identifico muito”.

Stephanie (do curso de Farmácia) e seu filho, Miguel. Foto: Leonardo Betinelli. 

Também aluna de Farmácia, Stephanie da Silva Brito, de 16 anos, levou junto para realizar o Registro Acadêmico seu companheiro de estudos, o filho Miguel de apenas um mês de idade. Ela conta que estava fazendo cursinho pré-vestibular, mas ao receber a notícia da gravidez teve que parar o curso e seguir estudando por conta. “Com a ajuda dos professores do colégio eu consegui realizar as provas e passar”. E Miguel esteve junto, na barriga da mãe, durante todo esse processo. “Eu sempre quis trabalhar em laboratório, na fabricação de remédios. A área da saúde me interessa muito. Espero me adaptar com as atividades e me sentir realizada”, diz.

Tafnes Martins, de 18 anos, está ingressando no curso de Terapia Ocupacional com o desejo de, quando formada, trabalhar com crianças. “Gosto muito de áreas afins como Psicologia e Fisioterapia. Acho que isso foi o que me instigou a escolher esse curso”.  Já Fernanda Correia foi influenciada por seu filho, também estudante da graduação, a cursar Terapia Ocupacional. Formada em Direito, ela se interessou pela área após seu filho animá-la contando sobre as aulas que participa.

Registro Acadêmico Experimental em Libras

Nesta terça-feira (16), foi realizado o Registro Acadêmico dos ingressos no curso de Letras / Libras. A ocasião teve intérpretes de libras assessorando os responsáveis pelo registro e serviu para a equipe testar os procedimentos “Como precisamos dos intérpretes para auxiliar no processo, foi necessário um horário especial para esse atendimento específico. E tudo correu tranquilamente”, relata Eduardo Barra, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional.

Recepção dos Calouros

Para animar os novos colegas, os veteranos dos cursos estão fazendo festa em frente ao Prédio Histórico da UFPR, onde está sendo realizado o registro. Eles aguardam a saída dos calouros e promovem integração por meio de pinturas, fotos, música e captação de dinheiro para o almoço.

Giovana Rossini é estudante do terceiro período de Terapia Ocupacional e conta que na recepção, além de pintar o nome do curso no rosto dos estudantes e tirar foto com a nova turma, uma comemoração estava sendo preparada “Vai ter tinta colorida e confete e depois vamos levá-los para o sinal para arrecadar dinheiro e almoçarmos juntos”.

Já a Bateria e a equipe Atlética da Saúde agregaram os estudantes de todos os cursos do Setor para recepcionar os ingressos. “Viemos tocar músicas para os calouros para eles se sentirem acolhidos e começarem a perceber um pouco do que a universidade oferece além das matérias. Fora a bateria, temos a equipe de cheerleaders e vários esportes, são diversas modalidades que podem despertar o interesse deles e facilitar o entrosamento”, conta Amanda Fontoura, estudante de Enfermagem.

Primeira Chamada Pública e SiSU

O coordenador do Copap lembra que os candidatos que prestaram vestibular devem ficar atentos à publicação do edital da primeira chamada pública, que deve ser veiculado no final de janeiro. “As vagas que não forem preenchidas agora serão disponibilizadas aos candidatos seguintes. O registro desses alunos será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro”, explica. Para aqueles selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) (resultado em 2 de fevereiro) o registro será feito nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Veteranos recepcionam os novos colegas. Foto: Leonardo Bettinelli.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]