Está aberto até 9 de março o período de matrículas para as Disciplinas Transversais ofertadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no primeiro semestre de 2022. Alunos regularmente matriculados na pós-graduação stricto sensu da UFPR e das Instituições de Ensino Superior parceiras do estado do Paraná e docentes credenciados nos programas da UFPR podem se matricular nas disciplinas “Metodologia de Pesquisa Científica”, “Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica”, “Inovação e Empreendedorismo” e “Divulgação Científica e Popularização da Ciência”. As quatro disciplinas serão ofertadas na modalidade remota.
Os alunos e docentes vinculados à UFPR devem solicitar suas matrículas diretamente via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Alunos e docentes vinculados à instituições parceiras devem realizar suas matrículas diretamente em suas instituições.
As disciplinas
“Metodologia de Pesquisa Científica” aborda questões fundamentais sobre ciência, conhecimento e pesquisa. Além disso, contempla áreas de pesquisa e formas de produção de conhecimento; formas e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa; critérios para a elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e relatórios de resultado de pesquisa; revisão de literatura, publicação em periódicos e principais debates em ética na pesquisa.
A ementa de “Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica” abrange fundamentos de estatística, princípios e áreas de aplicação; métodos descritivos e visualização de dados; noções de probabilidades e variáveis aleatórias; amostragem, modelagem e inferência estatística e seus paradigmas; tópicos e modelagem e métodos estatísticos e estudos de caso em aplicações de estatística.
Os matriculados em “Inovação e Empreendedorismo” aprenderão sobre fundamentos da economia e da gestão da inovação; fundamentos da atividade empreendedora; dinâmica de geração e de difusão da tecnologia; ferramentas de inovação; inovação e marketing; abordagem sistêmica da inovação; instrumentos de propriedade industrial; inovação e sustentabilidade; mecanismos de transferência de tecnologia; instrumentos de fomento à inovação; e aspectos jurídicos de empreendimentos inovadores.
O enfoque da disciplina “Divulgação Científica e Popularização da Ciência” é a ciência aberta, a ciência cidadã e a comunicação pública. Bem como o conceito de divulgação científica e suas e inter-relações. A Comunicação Pública da Ciência e sua relação com as diferentes linguagens e veículos (TV, rádio, jornais diários, revistas especializadas e não-especializadas, centros e museus de ciência, internet, eventos de rua, exposições etc.) também será contemplada, juntamente com a produção de conteúdo para divulgação e popularização da ciência e tecnologia.
Foto de destaque: cottonbro/Pexels