logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Percussão é destaque na programação cultural da UFPR na próxima sexta

No dia 3 de março, às 19h, o Un2uo (Unduo), dos percussionistas Luís Fernando Diogo e Vinicius Portes, apresenta no Prédio Histórico da UFPR a versatilidade de seu repertório em um concerto de música contemporânea.

UM2UO – divulgação

Os músicos explicam que esta será uma oportunidade de reunir em um só espetáculo as peças apresentadas de forma dispersa nos dois anos de trajetória do duo, com composições de nomes como Steve Reich, Diego Masson e Helmut Kopetski .

Foi para um dos eventos promovidos pela Orquestra Filarmônica da UFPR que os músicos resolveram oficializar a parceria que já dura dois anos. O regente, Márcio Steuernagel, desafiou o duo a apresentar uma peça de percussão para uma das Séries de Música de Câmara organizada pela orquestra. Nestes eventos os músicos do grupo se apresentam em formações menores, o que possibilita explorar uma maior diversidade de repertórios.

Depois dessa apresentação o duo marcou presença em várias mostras de música como o Festival Internacional de Percussão de Curitiba, a Bienal Música Hoje, o Simpósio Internacional de Música Nova e o Festival Villa Lobos, no qual competindo com músicos de diversos lugares do mundo, receberam o segundo lugar no Concurso Internacional de Música de Câmara – aberto a todos os instrumentos. A peça premiada fará parte da apresentação de sexta.

Amigos desde a adolescência, Luís e Vinicius se conheceram na Banda Marcial do Colégio Marista, em Ponta Grossa, onde deram os primeiros passos da carreira, e puderam atuar em conjunto em diversas orquestras e bandas da região. Atualmente, além do grupo da UFPR, fazem parte do quadro da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa.

A dupla explica que o foco na formação do músico da Orquestra Filarmônica da UFPR foi essencial nessa evolução, proporcionado pela atuação dos líderes do grupo, Harry Crowl (diretor artístico do grupo) e Márcio Steuernagel (regente). Além do espaço disponível para os ensaios.

Serviço

Un2uo – Concerto de percussão de música contemporânea

Local – Sala da Orquestra Filarmônica da UFPR (Prédio Histórico da UFPR, 3º Andar – Praça Santos Andrade, s/n – Centro)
Data: 03 de março
Horário: 19h00
Programa: Reich, Chagas, Masson, Kopetzki, Luís Fernando Diogo/Vinícius Portes, Beis.
Entrada Franca

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...