ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Parceria busca desenvolvimento de combustível de aviação a partir de biogás

Uma parceria entre UFPR e Fundação Araucária inicia pesquisas para desenvolver tecnologias de produção de combustível renovável para a aviação em escala piloto. A base do novo combustível utiliza o biogás, gás produzido pela decomposição de material orgânico, e o chamado hidrogênio verde, produzido por fontes renováveis. A iniciativa conta com o investimento de mais de R$10 milhões do Governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária, e da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, através da Agência Técnica de Cooperação Alemã GIZ.

para o desenvolvimento de tecnologias para a produção de combustível renovável de aviação, a partir do biogás e de hidrogênio verde em escala piloto. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O objetivo do empreendimento, que será realizado no Paraná até o final de 2023, é reduzir as emissões de gases do efeito estufa pelo setor aeroportuário. A ideia é desenvolver uma tecnologia alternativa que seja utilizada pelo setor de transportes para restringir os impactos climáticos gerados pela queima de combustíveis fósseis, como a produção de Combustível Sustentável de Aviação.
Estão encarregados pelo projeto a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), a Fundação Araucária, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

Fluxograma do processo da planta piloto. Fonte: slide de apresentação do projeto peal GIZ e CIBiogás

A UFPR e o Estado do Paraná vêm tendo um protagonismo nos temas que envolvem biomassa e biogás, bem como o desenvolvimento de tecnologias para atender os gargalos das cadeias produtivas. Neste projeto em especial, o know how do grupo de pesquisa da UFPR-Palotina, conta com mais de 10 anos de experiência em projetos que buscam a valorização do biogás com intenções na produção de hidrogênio verde e de gás de síntese.

A UFPR tem uma parceria de longa data com o CIBiogás no tema quando o assunto é biogás e seus usos. Os responsáveis destacaram a importância das parcerias para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a descarbonização do setor de transporte, também apoiam o projeto os ministérios de Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia.

por Felipe Reis

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...