logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Para atender alunas com filhos pequenos, Setor de Educação inaugura Espaço da Criança

educação
As crianças precisam estar acompanhadas de um responsável para ficar na sala. Imagem: Leonardo Bettinelli

O clima é de alegria em meio às cores, borboletas e brinquedos que agora ocupam a sala 709 do edifício Dom Pedro I, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Atendendo a pedidos das alunas, a direção do Setor de Educação da instituição criou o Espaço da Criança, um ambiente lúdico que oferece às mães tranquilidade e estrutura para atender seus filhos pequenos.

O espaço foi inaugurado na manhã desta terça-feira, dia 11, e a solenidade contou com a presença da diretora do setor, Andrea do Rocio Caldas, do vice-diretor do setor e responsável pelo projeto, Marcus Levy Bencostta, de servidoras técnico-administrativas e, especialmente, de muitas alunas que finalmente têm um lugar adequado para amamentar, trocar fraldas e cuidar de seus bebês enquanto estão na Universidade.

Lusiane Gonçalves, estudante do quinto ano de Pedagogia que engravidou logo no primeiro ano de faculdade, comemora a conquista, contando que esta é uma demanda que existe há algum tempo. “Eu mesma fiz um levantamento junto à coordenação do curso e descobri que, apenas desde a segunda metade de 2012 até 2014, cerca de 30 alunas entraram com pedido de afastamento da graduação por gravidez”, conta. A dispensa domiciliar possibilita aos alunos realizar as atividades formativas em casa e pode ser solicitada por motivo de maternidade. Porém, essa licença dura apenas três meses e depois deste período, as mães precisam trazer os bebês para a sala de aula.

Com isso, elas precisam conciliar as atividades acadêmicas e os cuidados com o bebê. Para Lusiane, que é bolsista do Núcleo de Políticas Educacionais da UFPR e está fazendo seu trabalho de conclusão curso sobre Educação Infantil, o local será útil principalmente no caso de bebês. “Para quem está amamentando [a sala] é o ideal, especialmente na hora de trocar fralda”, afirma. “Mas a sala ajuda mesmo para a minha filha, que às vezes fica aqui comigo à noite esperando que o meu marido venha nos buscar”.

Gracce Maria Bareta, que hoje é aluna da Pedagogia, mas já foi professora do curso de Farmácia, conta que via mães enfrentando dificuldades também por causa dos produtos químicos a que seus bebês acabavam sendo expostos. Para Bencostta, o Espaço da Criança pode servir de modelo a ser repetido em outros setores. “Este é só o primeiro passo. Queremos que isto seja uma política de assistência estudantil”, garante o vice-diretor.

Conforme explica Andrea, por motivos jurídicos e administrativos, não é possível que a UFPR crie uma creche em seus espaços físicos. Por isso, a sala recém-inaugurada é apenas um espaço de espera, para que as crianças e seus responsáveis possam ter mais conforto. O espaço também poderá ser utilizado por servidores.

Espaço da Criança

A sala 709 do Edifício D. Pedro I foi totalmente revitalizada para abrigar um espaço com brinquedos, livros infantis, lápis e papel para colorir, trocador de fraldas, torneira aquecida, televisão, DVD player, purificador de água, forno micro-ondas e geladeira que poderão ser utilizados pelas crianças e seus responsáveis enquanto aguardam a saída de estudantes e servidores das suas atividades.

É importante lembrar que o espaço não possui monitores ou estagiários para cuidar das crianças e que não se destina ao uso de adultos desacompanhados de crianças. Portanto, o acesso só é permitido a crianças acompanhadas de um responsável, bastando que esse procure a recepção da Direção do Setor de Educação no 2º andar para se cadastrar e usufruir do benefício.

Veja mais fotos do espaço no nosso Flickr.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...