

Neste sábado (23) a 15ª Feira de Livros da Editora UFPR e 36ª Semana Literária Sesc debate as obras de nomes destacados da literatura nacional. Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Lima Barreto entre outros grandes nomes são tema da série de palestras que acontecem ao longo do dia.
A série começa às 10h com Edna da Silva Polese comentando o romance ‘A Última Quimera’ do poeta Augusto dos Anjos. Às 10h40, Maria Luísa Carneiro Fumaneri, trata do livro ‘Claro enigma’ de Carlos Drummond de Andrade. Em seguida é a vez de Ewerton Kaviski falar sobre o escritor romântico Gonçalves Dias, às 11h20.
O romance ‘Clara dos Anjos’ de Lima Barreto, continua a programação, com palestra de Geisa Mueller. Às 13h20 Maria Isabel Bordini, fala de Lavoura Arcaica, romance de Raduan Nassar, um dos maiores autores brasileiros da atualidade.
Fecham a série a análise de Letícia Magalhães de ‘Várias histórias’, livro de contos de Machado de Assis, buscando compreender como o autor se tornou um cânone da literatura brasileira, às 14h, e a apresentação de Walter Lima Torres Neto sobre a famosa peça de Gianfrancesco Guarnieri ‘Eles não usam Black Tie’, às 14h40.


Saindo um pouco da literatura, duas palestras tratam de dois dos nomes centrais da filosofia. Às 15h20 Rodrigo Brandão trata do tema ‘liberdade e necessidade’ na obra de David Hume e, às 16h00, Ericson Falabretti fala sobre ‘esclarecimento’ (Aufklätrung) na obra de Immanuel Kant.
Música e livro
Denis Mariano Trio apresenta às 16h30 composições feitas especialmente para o livro e DVD “Percuteria”, que aborda vários ritmos brasileiros e possibilidades de combinações de instrumentos de percussão. O show é um passeio pelo universo musical brasileiro. Logo após a apresentação ocorre o lançamento do livro e bate-papo com o autor.
Oficinas


A oficina ‘Caminhada: Poesias e seus poetas na necrópole’ convida o público para um passeio no Cemitério Municipal de Curitiba incluindo récitas de poemas em homenagem a alguns autores ali enterrados, como Emiliano Pernetta, Emílio de Menezes, Helena Kolody, entre outros. Os participantes terão a oportunidade de visitar as sepulturas destes grandes nomes da literatura, o início do passeio é às 9h30.
Outra oficina do dia é entitulada ‘Facelivro’, que acontece às 10h e às 16h, a iniciativa consiste, através de uma técnica fotográfica chamada ilusão de perspectiva ou perspectiva forçada, em completar uma capa de livro ou disco utilizando esse segmento de imagem (a capa) em frente a uma pessoa e essa pessoa imitar a pose ou cena, imaginando como seria a foto em um enquadramento geral.
Exposições


Neste sábado é o último dia para visitar as três exposições da feira. A exposição Vidas Refugiadas traz o cotidiano de oito mulheres que tiveram que abandonar seus países por causa de conflitos e hoje vivem no Brasil. A mostra apresenta um grupo de imagens do fotógrafo Victor Moriyama que revela as dificuldades e os problemas enfrentados por elas ao mesmo tempo em que joga luz sobre suas conquistas, seus valores e seus esforços feitos para construir dias melhores no país que as acolheu como refugiadas.
A exposição CLOSER, de Tom Lisboa, é uma intervenção urbana que traz para bem perto dos transeuntes alguns monumentos públicos que estão distantes dos seus olhares. Confeccionados em grandes displays de papelão (como os que são feitos nos cinemas), eles revelam para os espectadores detalhes de obras que antes lhes eram inacessíveis.
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) traz para os visitantes um pouco de suas atividades e de seu acervo. O museu oferece, além de exposições em seus espaços, uma série de atividades e materiais lúdico-pedagógicos preparados para o público jovem, crianças do ensino fundamental, médio e professores. Entre esses materiais, o museu apresenta seu guia para visita no museu, livros de contos indígenas e africanos – também disponíveis em áudio, além de jogos, videojogos e um livro de RPG ambientado no Brasil pré-colonial, cuja perspectiva privilegiada é a dos grupos ameríndios quando dos primeiros momentos da ocupação europeia no território do sul do Brasil.