ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Palestra aborda robótica social assistiva e transhumanismo – 21 de agosto

Professor da Aston University, na Inglaterra, ministra palestra sobre robótica social assistiva e transhumanismo: nesta terça-feira (21), às 9h30, no auditório do Centro de Estudos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná.

A palestra “De olho na robótica social assistiva e no transhumanismo: Desenvolvimento de sistemas inteligentes para problemas dependentes do tempo na robótica” é gratuita e será ministrada pelo professor Diego R. Faria. Para participar, é necessário reservar presença no site.

“A robótica e a inteligência artificial estão cada vez mais se movendo em direção à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que permitem a introdução de robôs em nossas vidas diária. Um robô assistente ideal deve compartilhar um ambiente humano e ser capaz de lidar e interagir com a presença humana de uma forma muito amigável. Para criar tais aplicações, vários problemas precisam ser resolvidos, incluindo sistemas de percepção artificial e técnicas de raciocínio (aprendizado de máquina) para interpretar (inter)ações humanas de tal forma que os robôs possam ser dotados de habilidades cognitivas para atuar com sucesso como assistentes”, diz o sumário do evento.

Exemplos em que os robôs inteligentes podem ser empregados são: cuidados aos idosos e deficientes, interação com crianças em ambientes pediátricos, robôs de serviço (automação), reabilitação, brinquedos educativos, entre outros. Além da robótica socialmente assistida, da mesma forma, ao longo das últimas décadas os seres humanos também se “redesenharam” com a intenção de evoluir além de suas atuais limitações físicas e mentais. Esse fenômeno é conhecido como transhumanismo, em que a robótica e a biomimética exploram os designs únicos do corpo humano com o objetivo de desenvolver apêndices artificiais antropomórficos disruptivos, como próteses e tecnologia vestível, a fim de aumentar a capacidade de resolver problemas.

A palestra abordará uma visão geral da pesquisa de Diego R. Faria, em que problemas dependentes do tempo no âmbito da robótica e no transhumanismo serão apresentados. Isso inclui sistemas inteligentes que usam percepção artificial (sensoriamento / instrumentação) e aprendizado de máquina, que desempenham um papel relevante para dotar um robô com capacidades cognitivas de percepção-raciocínio-(inter)ação.

Serão apresentados, ainda, alguns casos de estudo em que abordagens propostas são aplicadas às áreas relacionadas à saúde e interação homem-robô. Exemplos incluem expressão emocional e reconhecimento de atividade humana para interação homem-robô, interface cérebro-computador para controle compartilhado e classificação de eletromiografia para controlar uma mão robótica.

“De olho na robótica social assistiva e no transhumanismo: Desenvolvimento de sistemas inteligentes para problemas dependentes do tempo na robótica”

Data: 21 de agosto de 2018

Horário: 9h30

Local: Auditório do Centro de Estudos de Engenharia Civil/ UFPR

Endereço: Avenida Francisco H dos Santos, 210, Jardim das Américas, Curitiba/PR

Entrada: Gratuita. Reservar presença no site.

Sugestões

Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...
UFPR oferece oficina gratuita sobre introdução alimentar de bebês
Pais e cuidadores de bebês podem participar gratuitamente da Oficina Alimentar Complementar Saudável...
Oficina on-line e gratuita sobre inteligência artificial na vida acadêmica
Pesquisadores e especialistas em inovação promovem, no dia 19 de agosto às 9 horas, a oficina “Transforme...