logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Osvaldo Malafaia recebe título de Professor Emérito da UFPR

30858662615_e5c2ac23f0_z
A Mesa de Honra foi composta pelo professor Júlio Coelho; pela diretora do setor de Ciências da Saúde, Claudete Reggiani; pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; pelo vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari e pelo superintendente do Hospital de Clínicas e Maternidade Victor Ferreira do Amaral, Flavio Daniel Saavedra Tomasich. Foto: Marcos Solivan

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (07), no auditório do setor de Ciências da Saúde, a UFPR outorgou o título de Professor Emérito a Osvaldo Malafaia. Com extenso currículo e inúmeras realizações científicas e acadêmicas, o professor graduou-se em medicina pela UFPR em 1968 e, três anos depois, iniciou sua carreira como professor da Universidade, em 1971, profissão que exerceu por 44 anos.

30770502651_57ca173790_z
Aposentado da instituição há dois anos, Osvaldo Malafaia recebe título de Professor Emérito da UFPR. Foto: Marcos Solivan

“O título de Professor Emérito é um reconhecimento pela contribuição oferecida pelo professor Osvaldo no ensino, na pesquisa, na extensão, na administração e em todas as oportunidades em que ele, como acadêmico e professor, participou da nossa comunidade. Além disso, acredito que destacar esses talentos é um bom exemplo para as novas gerações de profissionais, que podem se inspirar em modelos edificantes como o do professor Malafaia”, afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que considera como os principais objetivos desse título a homenagem a quem dedicou seu tempo e sua vida à universidade, bem como a colocação à luz da comunidade exemplos de vida.

Professor Emérito é um título concedido por universidades a professores já aposentados que tenham se destacado no exercício de sua atividade acadêmica, atingindo alto grau de projeção e relevância em sua área de atuação. “Mesmo tendo se aposentado há alguns anos, o professor Malafaia permanece ativo e continua sendo um formador de opinião e um formador de talentos. É um privilégio poder fazer parte dessa comemoração do setor de Ciências da Saúde e da nossa universidade”, destaca o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, que foi colega do homenageado, inclusive dividindo interesses, por certo tempo, na área de tecnologia de informação aplicada à saúde.

Malafaia contribuiu, e continua contribuindo, com a UFPR de inúmeras formas. Foi o criador do Programa de Pós-Graduação de Clínica Cirúrgica da instituição em mestrado e doutorado, projeto que formou mais de 600 alunos. Além disso, exerceu o cargo de diretor e vice-diretor do setor de Ciências da Saúde, já presidiu importantes associações nacionais e internacionais, como a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e o International College of Surgeons (ICS/USA). Possui 282 artigos impressos em periódicos indexados, quatro livros publicados e 69 capítulos de livros, além de outras importantes colaborações em seu cenário de atuação.

30770629561_e42c7c3142_z
A família do homenageado esteve presente para prestigiá-lo. Foto: Marcos Solivan

“Estar vestindo esta beca me faz sentir um misto de felicidade, responsabilidade e reconhecimento. Essa homenagem mostrou para mim o quanto valeu minha existência na UFPR”, declara Malafaia, que acredita ter recebido mais da UFPR do que doou. “A universidade me deu amparo desde os primórdios da minha vida acadêmica, eu só recebi coisas boas daqui. É claro que procurei contribuir com aquilo que eu podia, sempre com muito ânimo, com vontade e com intenção de realizar o melhor. Metade do que eu sou eu devo à UFPR, a outra metade devo à minha família”, finaliza.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...