ONG nascida na UFPR é vencedora do 7º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável

13 fevereiro, 2014
16:13
Por
0
Extensão e Cultura
Alexandre Amorim, Diego Tutumi e Luis Hamilton Ribas - Foto: Divulgação/Asid

Alexandre Amorim, Diego Tutumi e Luis Hamilton Ribas - Foto: Divulgação/Asid

Nascida na UFPR, a ONG ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças) conquistou, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. A cerimônia aconteceu na noite de quarta-feira (12), no Museu Oscar Niemeyer, com a presença de Ozires Silva, empreendedor brasileiro que fundou a Embraer.

A instituição curitibana foi reconhecida por ter criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Especial (IDEE), que é aplicado em escolas filantrópicas de educação especial de forma a fazer um diagnóstico da situação de cada uma, permitindo a elas traçar ações de melhorias e consequente crescimento. A ASID venceu na categoria Empreendedorismo Social – micro e pequeno porte, depois de ter concorrido com instituições de oito estados.

O IDEE permite a avaliação de 39 indicadores em oito frentes que têm impacto direto na gestão das escolas e na qualidade da educação especial: finanças, marketing, captação de recursos, recursos humanos, infraestrutura, jurídico, liderança e impacto social. “É aplicado no final do ano, sendo a base do planejamento para as ações do ano seguinte. Com a identificação das dificuldades, ele favorece tomadas de decisões que levem ao crescimento e fortalecimento das escolas”, explica o diretor de Relações Institucionais da ASID, Diego Tutumi.

Como estudo de caso, a ONG mostrou a evolução da Afece (Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial), que obteve bons resultados em relação a financeiro, recursos humanos, marketing, estrutura física e até número de alunos, que aumentou 88%, passando de 116 para 218.

Tutumi é formado em Economia na UFPR. Em 2010, ele se juntou a Alexandre Amorim, formado em Administração na UFPR, e Luiz Hamilton Ribas, formado em Economia na mesma universidade, que haviam criado o projeto da ASID entre 2008 e 2009 dentro da disciplina de Empreendedorismo. A ideia saiu do papel pelo apoio de professores e o conhecimento adquirido na empresa júnior da UFPR. Atualmente, beneficia mais de 20 instituições em Curitiba.

O Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável é oferecido pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae) e o Instituto GRPCom.

Sobre a ASID
Fundada em 2010, a ASID é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a qualidade de ensino e a gestão nas escolas de educação especial gratuitas, resultando na abertura de vagas no sistema.

O trabalho é totalmente gratuito para as escolas e começa com a aplicação do IDEE, que possibilita o diagnóstico de cada escola a partir de 39 indicadores em oito frentes de impacto direto na gestão das instituições de ensino: finanças, marketing, captação de recursos, recursos humanos, infraestrutura, jurídico, liderança e impacto social. A metodologia foi desenvolvida pela própria ONG. A partir de então, a ASID traça os projetos a serem desenvolvidos.

No ano passado, a ONG foi a grande vencedora do 5º Prêmio Empreendedor Social de Futuro, o maior da América Latina na categoria.

Com Assessoria de Imprensa da Asid

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]