logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

ONG criada dentro da UFPR é a vencedora do prêmio nacional Jovens Inspiradores 2014

Membros da ASID comemoram a vitória. Imagem: Arquivo pessoal

O portal Veja.com premiou na noite da última segunda-feira (08), no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, a ONG curitibana ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças), criada dentro da Universidade Federal do Paraná. O fundador e diretor de projetos da ação, Alexandre Amorim, foi escolhido pelo júri especializado entre 5 mil inscritos de todo o país pelo trabalho que desenvolve, desde 2010, em prol de escolas filantrópicas de educação especial.

Amorim e os outros três vencedores de Minas Gerais e Goiás ganharão bolsas de estudo no exterior e orientação profissional com nomes de destaque do mercado durante um ano. “Este prêmio é mais uma chancela de peso em nossa história e vai abrir oportunidades junto a novos parceiros e investidores. Dedico este prêmio a todos que contribuíram de alguma forma e, principalmente, às instituições que atendemos. Todo o trabalho é para elas. Este é mais um passo dos muitos que virão em prol desta causa”, agradeceu.

Formado em Administração pela UFPR, Alexandre Amorim inspirou-se na sua própria irmã, que tem Síndrome de Down, para idealizar a ASID. Como um trabalho de graduação no ano de 2008, junto com outros colegas, desenvolveu o projeto dentro da disciplina de Empreendedorismo. Com apoio de professores, o projeto foi ganhando corpo e, dentro da Empresa Júnior, encontrou a base para ser aplicado.

Amorim foi o idealizador do projeto. Imagem: Arquivo pessoal

A partir de voluntariado corporativo, a ASID desenvolve um projeto inédito em que as escolas de educação especial se transformam em verdadeiros laboratórios para que os profissionais das empresas parceiras possam desenvolver suas competências de liderança. Além disso, a instituição tem atuação direta nas áreas da gestão escolar que necessitem de melhorias, entre elas jurídico, financeiro, recursos humanos, marketing, liderança e captação de recursos, envolvendo desde a capacitação dos gestores até a execução de obras nas escolas.

A ONG conta com um ou mais investidores sociais, as grandes empresas entram com recursos e voluntários para a realização das ações. O dinheiro vem também de campanhas como a Especial, da qual participam atualmente 50 dos melhores estabelecimentos gastronômicos de Curitiba.

Para saber mais sobre a ASID, acesse www.asidbrasil.org.br ou na página da ASID no Facebook. Veja também o vídeo institucional.

Por: Franciane Martins 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...