Imagem Padrão

Oficinas Infantis: Hip hop, lendas de Antonina e muito mais no Festival de Inverno

21 julho, 2016
19:47
Por
Extensão e Cultura

Desde segunda-feira (19/07) as Oficinas Infantis do Festival de Inverno da UFPR movimentaram o Colégio Estadual Rocha Pombo, em Antonina. Hip Hop, lendas locais e a tradicional festa do boi são alguns dos temas trabalhados, que conta também com oficina de desenho e de movimentos e brincadeiras.

Festival de Inverno da UFPR 2016

Festival de Inverno da UFPR 2016

Break e cultura periférica

O ministrante Caio Fábio já faz parte da história do Festival de Inverno, está no seu décimo ano, trazendo atividades ligadas à cultura do Hip Hop. O foco da oficina “Danças e músicas urbanas” é o break, começando com movimentos básicos o professor vai ensaiando uma coreografia para apresentação no sábado, dia de resultado das ações de extensão.

Além da dança, Caio Fábio apresenta outros elementos do Hip Hop como o trabalho de DJ e MC, também fala sobre graffiti e B. Boys. O professor conta como é interessante voltar ao festival e ver a evolução de seus alunos e o interesse crescente no tema da oficina.

Jean Matsumoto, o Japa, acompanha o trabalho de Caio Fábio desde o início, ele já dançava break quando soube da oficina em sua primeira edição e ao lado do primo resolveu acompanhar a iniciativa. Depois da experiência, Japa, que já era dançarino, se tornou professor e montou sua própria oficina de Hip Hop na cidade.

Lendas de Antonina

A ministrante Juliane Souto trouxe para o festival a oficina “Em Antonina tem… a lenda vira cena”, que explora o folclore da cidade.

A professora apresentou a lenda do Pirata Zumiro contada por meio do varal “nessa história tem”, onde três figuras representam uma história que vai sendo descoberta coletivamente e instigou os participantes a pesquisarem sobre lendas da cidade que recebe o festival.

A partir da pesquisa as crianças repetiram a experiência contando as histórias das lendas locais com desenhos pendurados no varal. A atividade continua com a montagem de uma peça com manipulação de objetos que representam os personagens da história descoberta. As lendas escolhidas foram da Noiva do Porão e da Cigana Bartira.

Bumba meu boi

As batucadas da festa do boi ressoaram no Colégio Rocha Pombo, ministrada por Vitor Hugo Silvério, a oficina “Bumba meu boi” trouxe um pouco da festa popular que anima cidades por todo o Brasil e é tradição em Antonina. Com atividades musicais o professor ensinou os ritmos do bumba e logo nas primeiras aulas os alunos já acompanhavam as batidas iniciais que animam a festa. O professor apresenta aos alunos os elementos, personagens e trajes típicos ligados à manifestação cultural.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]