logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Oficinas e espetáculos do Festival de Inverno da UFPR contemplam Arte e Cultura

Festival de Inverno da UFPR em Antonina
Festival de Inverno da UFPR em Antonina

Como em todos os anos, a cidade de Antonina, no litoral do Paraná, vive um clima festivo nos dias frios do inverno. Mais uma vez, para aquecer este período, a UFPR estará presente no município trazendo a 26ª edição do Festival de Inverno. O evento que ocorrerá no período de 16 a 23 de julho, desde já deve ser incorporado ao calendário local.

Oficinas – Para os interessados é importante lembrar que as oficinas contemplam as áreas de artes cênicas e visuais; Música; Dança; Comunicação e outras. Os ministrantes atenderão as categorias infanto-juvenil (7 a 14 anos), com turmas nos períodos da manhã e tarde; Adulto (jovens a partir de 15 anos); Adulto Aprimoramento – com caráter de aperfeiçoamento, estas oficinas são voltadas às pessoas com conhecimento prévio dos temas propostos; Educação Especial – atendendo professores e profissionais da Apae de Antonina e os alunos da entidade; Arte-Educação – para professores e profissionais da Educação e a Maturidade – direcionada aos associados do Patronato do Idoso.

Já os espetáculos devem compor as linguagens artísticas do festival: Música Instrumental/Erudita, além das artes cênicas e performativas. Importante lembrar que aqueles que quiserem inscrever suas oficinas e espetáculos têm até o dia 15 de abril próximo. Para isso, basta acessar o site http://www.proec.ufpr.br/festival2016/ .

História – O Festival de Inverno da UFPR em Antonina é um programa de extensão criado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). É uma atividade única na Região Sul, considerada referência tanto para os profissionais envolvidos com produção artística e ensino da Arte, como para crianças, jovens e adultos interessados em iniciar-se no fazer artístico e cultural.

Chegando à sua 26.ª edição, sempre na cidade histórica de Antonina, o festival traz para a comunidade universitária e para o público em geral a abertura de espaços alternativos de aprendizagem; prática; reflexão crítica e produção artístico-cultural. Outra ideia é trazer inovações nas maneiras de expandir os conhecimentos de Arte e Cultura para fora do ambiente acadêmico.

Intervenção – O evento viabiliza também, através das noções de fotografia e desenho, o resgate do cenário histórico da localidade, do artesanato e da culinária típicos da região. Sem dúvida, o Festival de Inverno da UFPR em Antonina é uma grande intervenção que soma olhares críticos sobre a qualidade de vida; sobre os tecidos sociais, educacionais e econômicos da cidade, contemplando igualmente as questões relacionadas à inclusão.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...